segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Feiras


A palavra feira tem, à partida, um reflexo interior de oportunidade. Seja ela de gado, velharias, galináceos, livros ou vinhos, retinem-me, normalmente, no cérebro, campaínhas inefáveis, para não dizer celestiais. De fundição mourisca, judaica ou aciganada, elas fazem sentir o seu timbre.
Quanto a feiras, a minha maior desilusão foi a de S. Mateus, em Viseu. Andei anos desejoso de a conhecer, até que, há cerca de 10, por lá passei e me desiludi para sempre - um barrete aciganado de roupas e sapatos...
Feiras medievais, que hoje se fazem por todo o lado, também dispenso, embora tenha amigos embevecidos por elas que, sempre que podem as frequentam com religiosa devoção histórica. Mas eu já ando farto de ficção pindérica, disfarçada de literatura, como a que aparece pelas livrarias dos aeroportos, para contentar o vulgo pouco exigente.
Em tempos juvenis, às Terças-feiras e aos Sábados, já fui um assíduo cliente da Feira da Ladra, a Santa Clara, não prescindindo de subir a rua do Forno do Tijolo, por 2 alfarrabistas que lá havia pelo meio, mais uma loja repleta de discos de vinil que eu gostava de ver. E, por vezes, comprar.
Por agora, limito-me, quando me dá jeito, a frequentar aos Sábados, na rua Anchieta, a feira de livros dos pequenos alfarrabistas, alguns deles amadores. Se uns têm preços altos e irrealistas, outros são mais comedidos. E foi lá que adquiri, a preço razoável, estes três Luis Sepúlveda, recentemente. Que é também dos poucos autores de alguma qualidade que também aterram e aparecem nos escaparates dos aeroportos, no meio da tropa fandanga do costume.


5 comentários:

  1. Gosto do termo "tropa fandanga" e também gosto do Sepulveda.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O termo, curiosamente, veio-me de alguém ligado ao "ramo" profissional..:-)
      Obrigado, retribuo.

      Eliminar
  2. Luís Sepúlveda é um bom escritor e um homem de certeza bem humorado. Digo eu que só o vi a dar autógrafos: E posso estar enganada.

    ResponderEliminar
  3. Nunca fui a essa feira e fiquei com curiosidade. Gosto muito de Sepúlveda. Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom escritor.
      A feira de S. Mateus desiludiu-me, na altura, mas pode ter melhorado, entretanto...

      Eliminar