segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Osmose 112


O homem era discreto e cliente habitual do pequeno quiosque, que costumo frequentar. Não lhe conhecia extravagâncias nem demasias que não fossem esperadas. Mas também estou habituado a que falem ou me respondam, às vezes e inesperadamente, em verso - para alguma coisa e com motivo dizem que somos um país de poetas e desgarradas...
Convencionalmente, na loja e à saída, eu despedi-me dos outros fregueses com um Feliz Natal. Mas quedei-me na soleira da porta, antes de enfrentar o manto leitoso de nevoeiro, ao ouvir um trautear poético do tal cliente discreto. E até lhe fixei a quadra imperfeita, que, na altura, achei bonita:

Há que medir a vontade:
de sossego ou de distúrbio
- escolher
o natal que se procura.

E, intimamente, até concordei com ele.


6 comentários:

  1. A sua expressão, o manto leitoso de nevoeiro, recordou-me de Carl Sandburg um
    pequenino poema: Nevoeiro / O nevoeiro vem /com pèzinhos de gato /Senta-se,
    calado,/ a olhar o porto e a cidade. /Depois, vai-se embora.
    Um bom dia, com duas poesias, talvez inesperadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi dos meus primeiros contactos com a poesia norte-americana, e ainda hoje um dos meus poetas favoritos.
      Obrigado.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. E por falar em nevoeiro, deixo aqui um haiku do Matsuo Bashô:

    oh estes bancos de nevoeiro
    sempre a tentarem mostrar
    novas paisagens!

    🎄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um atento e minucioso "pintor" da natureza..:-)
      Agradeço, cordialmente.

      Eliminar
  3. Também concordo com a quadra.
    Bom Natal, HMJ e APS!

    ResponderEliminar