terça-feira, 13 de junho de 2017

Música e Poesia LXVIII

"...cavalgam zebras,
voam duendes,
atiram pedras,
arrancam dentes..."

Quando ouvi, cantadas, estas palavras, na voz bem timbrada de José Afonso (1929-1987), da balada Senhor Poeta (1962), identifiquei-as de imediato como sendo de um dos primeiros livros de António Barahona da Fonseca (1939). Mas havia, ao longo desta balada coimbrã, outros versos que não consegui atribuir. Só anos mais tarde vim a saber que tinham vindo de outro poeta: Manuel Alegre (1936). A balada era, pois, uma miscelânea de dois poetas que, José Afonso tinha articulado, sabiamente, sobre diferentes poemas.

Ontem, à tarde, comprei usada uma antologia de poesia brasileira, publicada em 1951, seleccionada por Fernando Ferreira de Loanda (1924-2002), poeta nascido em Angola, mas naturalizado brasileiro. Ao folheá-la encontrei, na página 76, uma Canção Vai-e-Vem, do poeta do Rio Grande do Sul, Paulo Armando (1918). Assim:

Em rosa clara te vi,
Rosa morta te deixei.
Em rosa clara algum dia,
Te verei.

Na lua vinda te fiz,
Lua finda te entreguei.
Eras ela ou te seria,
Saberei.

Em noite larga te ardi,
Madrugada te apaguei.
No retorno que te viva,
Te amarei.

Ora, eu já conhecia estes versos. Mas sempre pensei serem palavras rimadas que José Afonso compôs para uma sua balada. Afinal, eram de um obscuro (para mim) poeta brasileiro. E o título (Canção do Vai...e do Vem) fora, talvez um pouco à revelia, ligeiramente alterado pelo Cantor português, em 1963. Mais uma vez, também, José Afonso intercalou o poema original (e muito bonito), com versos de outro alguém, que eu não consegui identificar. E a balada resulta!
Tive de concluir que, quando são de qualidade, os cantores acabam por fazer suas as palavras dos outros, que são poetas, enriquecendo-as, algumas vezes, pelo poder misterioso e inefável que a música e a voz humana, na sua cambiante múltipla de sensações, lhes pode dar...


para MR, em inesperada geminação, de origem diversa.

8 comentários:

  1. Uma geminação muito interessante. Resolvi ir ver o disco «Os Vampiros» para ver como estavam atribuídos os textos porque José Afonso não se iria apropriar de algo que não era dele. E estão assim: «Canção do vai... e vem» (José Afonso / Paulo Armando); «Senhor Poeta» (José Afonso - Barahona / Manuel Alegre). A culpa foi minha porque pensei que a poesia «Senhor Poeta» era só do Alegre.
    Bom Santo António!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquela altura, pouco antes dos 20 anos, eu não lia os genéricos e pertenças. Normalmente limitava-me a ouvir as canções. Como nos filmes, sabia os nomes dos actores e raramente me preocupava com os realizadores. Não duvido que José Afonso fez jogo limpo.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Também não conhecia o poeta, o poema esse muito bonito sem duvida, ficou muito bonito na voz do Zeca, a questão da autoria e da fusão dos poemas pelo musico, lembrou-me uma palestra, disponível no youtube, de Dennett sobre os memes de Dawkins, em que este entende que, embora a autoria inicial ,a origem da tese , o paradigma seja de Dawkins, a partir do momento que ele ,Dennett, passa a utilizar aquela ideia, passa a ser dele e da sua responsabilidade, eu também tenho esse entendimento, claro que respeitando os autores, que a partir do momento que concordamos com determinadas ideias ou ideais passam também a ser nossos, muito na linha da frase de Pascoes, introdutória de um blog interconectado, penso eu, com o Arpose, “ Mas quem somos nós senão os outros “, já divergi um bocadito da temática, é como se estivéssemos a conversar , a certa altura já nem nos lembramos onde começámos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já por aqui o disse, de forma muito empírica que: as coisas andam no ar do tempo. Socorro-me da controversa questão do verdadeiro inventor do telefone: Graham Bell ou Antonio Meucci?
      Os versos que José Afonso usou, nas suas duas baladas, ajustavam-se ao sentir desse tempo que, para ele, era o de Coimbra. E citou os autores - fez bem.
      Não terá sido sequer tão categórico, quanto Harold Bloom com o seu "Angústia da Influência" (?) que fez furor, na época.
      Votos de um bom resto de semana!

      Eliminar
  3. Também gostei de fazer este poste..:-)
    Boa tarde!

    ResponderEliminar