sexta-feira, 16 de junho de 2017

Bibliofilia 154


Em observação ligeira, embora diversificada, tenho verificado que, nos lugares nobres e mais frequentados de Lisboa, os restaurantes têm vindo a aumentar os seus preços, significativamente. Penso que devido ao aumento brutal do turismo, mas também a alguma estabilização política e económica, registada no último ano, em Portugal. Bem como, por outros motivos certamente, o mercado do livro usado e antigo tem sofrido alterações de preços, no sentido ascendente. Para não falar dos preços dos livros novos...

Todos temos fraquezas. Todos temos alguns livros que, de há muito, gostaríamos de possuir na nossa biblioteca, mas o seu preço, demasiado alto, ou a sua raridade não no-lo tem permitido. Confesso que existem 4 ou 5 títulos que eu ambicionava ter, porém, já não estão, na sua maioria, ao alcance da minha limitada bolsa e disponibidades. Por outro lado, os alfarrabistas têm, também, os seus fetiches. É sabido, por exemplo, que as primeiras edições de Camilo são, normalmente, mais caras no Porto, do que em Lisboa...

Recebi, há alguns dias atrás, o Boletim Bibliográfico 57, da Livraria Luís Burnay, com um rico acervo de manuscritos (Garrett, Botto, D. Carlos, Herculano, Pascoaes, Vieira da Silva...), que integra ainda alguns outros lotes interessantes, de que destacaria:


38  - Catálogo da Biblioteca de Victor d'Avila Perez, em 6 volumes (1939-41)............... 38 euros.
116 - Menino, Pero - Livro de Falcoaria (1931).......................................................... 50 euros.
304 - Álbum do "Cavaleiro Andante" (BD), completo (1954-1963) ..............................  800 euros.

Tenho, na minha biblioteca, exemplares dos dois primeiros lotes, em bom estado, e que comprei, em finais do século passado, respectivamente, por: Esc. 4.500$00 e 2.200$00, num alfarrabista de Lisboa.


Ora, à luz desta realidade, os preços destes dois lotes referidos, no presente Boletim Bibliográfico, parecem-me relativamente desajustado ou, pelo menos, desproporcionados, entre si.
A menos que a procura se tenha grandemente invertido, nos últimos anos. O que me parece muito pouco provável...

Sem comentários:

Enviar um comentário