domingo, 25 de junho de 2017

Por que se apagam os Blogues?


Confessionais ou narcísicos (exibicionistas, mais raramente), políticos, eruditos ou pretendendo sê-lo, muito domésticos e comesinhos ("para entre família", como diria Pessoa), vulgares e repetitivos, alguns, outros mais objectivos ensaiando leves reflexões sem ambição de maior; muitos, de conteúdo apagado de propósitos, outros ainda, vaidosos de si, tentando alardear uma falsa ou oca cultura estrangeirada, procurando deslumbrar as gentes do ciberespaço -  por aí abundam eles...
Cerca de 1/3 dos Blogues que eu sigo encontram-se desactivados. A que quase poderia juntar mais 2, cujas actualizações são meramente residuais ou muitíssimo espaçadas. Porque se apagam os Blogues? Eu creio que por cansaço, como a terra se esvai do fogo, também, de tanto arder. Como dizem que aconteceu na Ilha da Madeira, em tempos imemoriais. Por já não haver nada para dizer. Por cansaço e desilusão, perdidos o elã e as fantasias iniciais. Porque a recepção foi escassa, ingrata, pelo silêncio quase total das visitas. E alguns disso se queixam, no último poste de desenlace fatal...
Há ainda uma, preguiçosa, maneira de fingir continuar, que é enché-los de imagens ou vídeos de música, sem texto, apenas com título, nos postes. O vazio dá lugar, neste caso, à letargia ou hibernação disfarçada. A esses, basta procurá-los por aí...
Mas também pode ficar a pergunta: e para que é que servem, realmente, os Blogues?
(Cada um pode perguntar e tentar responder a si mesmo.)

17 comentários:

  1. Acabo de fazer um post só com um video de música porque gosto dela e a dancei agora, um bocadinho, até onde o meu dreno me deixou. ;-)
    Manter um blogue, com um mínimo de qualidade, dá trabalho. Talvez seja o cansaço, como diz. Ou a falta de visitas. E a muita banalidade ou "email melhorado" que há por aí, que nos faz questionar se vale a pena...
    Encontrar gente interessante e que escreva bem é cada vez mais raro. Acho que um blogue continua ou não (no sentido de haver algo para escrever, com propósito e pertinência) em proporção à riqueza interior de quem escreve. E dos leitores/comentadores interessantes e estimulantes pela troca de ideias que vão aparecendo.
    Bom Domingo! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não pôs só música, acrescentou palavras e eu até já comentei esse seu recente poste..:-)
      Boa e continuada convalescença.
      Acompanhada de bons dias futuros!

      Eliminar
  2. Obrigada! Estou a melhorar, tanto que até me esqueci do dreno, ui...:-))

    ResponderEliminar
  3. Pode bem disso falar o Arpose do alto dos seus anos e dias de 'post-it'... (kkkk, que sei eu, que ainda não conheço nem metade do acervo!) A blogosfera serve para descobrir uma dimensão desconhecida que se prolonga agora mesmo: irreverente, pueril, esboçada, polémica, agregadora (no que toca a ligações compagináveis)... Pronto, isto é a colaboração de alguém que aqui achou novas facetas e melodias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estará o Arpose totalmente isento de todos os pecadilhos que aponto..:-)
      Mas outros tento evitá-los, a todo o custo: por exemplo,privilegiar o estrangeiro, maciçamente, em detrimento do nacional, quando vivemos em Portugal.
      E agradeço, muito cordialmente, as suas palavras.

      Eliminar
  4. Não sei por que se apagam blogues. Também não sei por que se os fazem, nem para que servem. Nunca fui leitor assíduo de blogues, talvez seja isso. No meio de tanto desconhecimento pessoal, já terminei um blogue, comecei outro, simplesmente porque já não me revia nos conteúdos nem na forma do anterior. Os blogues, para mim, são, muito vagamente, lugares de ensaio e repositórios, pequenos que sejam, de interesses pessoais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eugénio de Andrade, no seu poema "Até amanhã", tem dois versos, emblemáticos para mim: "...De coisas que te dou/ para que tu as ames comigo:..."
      A partilha, num blogue, pode ser um propósito, tal como um comentário pode ser um estímulo.
      Depois, cada um é que sabe o que o move.

      Eliminar
  5. Receei, quando vi o título que o Arpose se iria apagar.
    Uf, que não é o caso. Para mim ia decerto fazer-me falta,
    pois tenho alguma afinidade com os temas aqui escritos.
    Julgo não ser fácil fazer um blogue que tenha algum conteúdo
    interessante e que tenha alguns seguidores que saibam apreciar.
    Resumindo, também é necessária alguma paciência para dizer alguma
    coisa a quem não está ao nível de alguns assuntos.No meu caso
    muito agradeço a sua paciência para quando me ponho a dissertar,
    como no presente caso. Desejo-lhe uma boa noite e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Ainda não, Maria Franco..:-)
    Muito embora, e ao longo dos dias, a arritmia predomina: ora muito assunto, ora pouca matéria. Há que geri-los, da melhor maneira que soubermos.
    É sempre bem-vinda e os seus comentários são estimulantes - para mim e nesta actividade.
    Uma boa semana, para si.

    ResponderEliminar
  7. Não sou muito de comentar nos blogues, gosto mais de os ler, para além de ter dois blogues com intuitos bem diferentes. E este seu blogue é um dos meus eleitos, porque gosto imenso do que leio e escuto por aqui (a senhora aqui de casa é da mesma opinião), porque no "Arpose" há sempre uma lufada de ar fresco e um certo prazer na escrita, que cativa o leitor.
    Os blogues apagam-se ou terminam quando os seus autores colocam a fasquia demasiado alta e depois o êxito ou sucesso esperado tardam em chegar ou o desejo se extingue. O segredo da longevidade de um blogue prende-se com o prazer que se tem durante a sua feitura e depois também temos que lhe ser dedicados, mas nunca escravos.
    Obrigado por esta troca de opiniões sobre os blogues.
    Desejo-lhe uma boa semana.
    Muito boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comecei o Arpose, há cerca de 7 anos e meio, não tinha expectativas. E ainda bem, porque "nestes mundos" é tudo muito aleatório. Preocupava-me, isso sim, que o Blogue tivesse um mínimo de qualidade e os postes não fossem apenas: um falar por falar, para encher espaço.
      O seu Blogue, sobre cinema, é um bom acontecimento: tem trabalho útil e é muito bem documentado. Também o aprecio bastante. E visito. Quando conheço o tema e tenho alguma achega pessoal, comento, com gosto.
      Foi um gosto dialogar.
      Retribuo, cordialmente, os seus votos.

      Eliminar
  8. O meu blogue já me serviu para organizar memórias, como que arquivando coisas antigas. Para desabafar e opinar, qual psicanalista silencioso ou caixa de comentários de jornal. Para descontrair, servindo de suporte à minha pequena vaidade criativa. Para homenagear livros, músicas, autores. Não dou muito importância a ter leitores - o Linguado é para mim, sobretudo.
    Ainda não o apaguei e creio que não o farei, precisamente porque me serve de armazém, mas acabarem por deixá-lo morrer. Mas, por vezes, acontece-me apagar postes - quantas vezes me arrependi de ter sido deselegante, sujo, insultuoso, excessivamente leviano.
    Também tive uma página no Facebook que, essa sim, apaguei, porque via ali o pior e o mais rasteiro do carácter das pessoas - de mim e de outros que conheço e quero continuar a prezar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há por ali uma frase inacabada, mas fica assim, como figura de estilo... Boa semana!

      Eliminar
    2. É um método, "organizar memórias", mas tem riscos. Às vezes, perdemos a localização do poste, ou esquecemos aquilo que já foi importante em determinada altura e, entretanto, perdeu o interesse.
      Não direi, pessoalmente, "homenagear", mas muitas vezes quero chamar a atenção para coisas (livros, acontecimentos, música...) que considero importantes, para quem vem ao Arpose. É a partilha...
      Já liguei mais ao número de visitantes, mas não sou indiferente aos comentários. Quando são estimulantes e oportunos. Por isso, re-comento, quase sempre, embora isso não seja uma obrigação do "livro de estilo" do Arpose. Mas também, e já por 3 vezes, fiz um esforço titânico, com sucesso (felizmente), para afastar do meu blogue, "melgas" comentadoras inoportunas... Porque a minha democracia tem limites.
      Quanto ao feicebuque, nunca tive tentações.
      Uma boa semana, também, cordialmente!

      Eliminar
  9. Eu comecei o blogue, com entusiasmo, depois de andar a visitar blogues durante cerca de um ano. Comecei também sem grandes expectativas. O maior motivo que me levou até à blogosfera foi a vontade de aprender e aprendi muito. Fiz amigos ( alguns que acredito sejam para a vida).
    Continuo a gostar de andar na blogosfera, mas ultimamente tenho andado com menos tempo e menos ânimo (problemas pessoais afastam-me), mas não tenciono desistir, pelo menos por agora...

    Não tenho, nem tenciono ter Facebook. Também nunca tive a tentação, nenhuma tentação. Espero manter a lucidez (Há!Ha!Ha!).

    Um bom sábado:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois faço votos para que regresse à actividade, em velocidade de cruzeiro..:-)
      Bom resto de fim-de-semana!

      Eliminar