segunda-feira, 5 de junho de 2017

A tal caridadezinha...


Uma conhecida cadeia de grandes superfícies, que tem adstrita uma fundação filantrópica (?), recheada de colaboradores centrões ilustres, oferece - segundo os mídia, entre eles, o Jornal Económico - durante o Verão, e no reino dos Algarves, um estágio profissional, nas suas lojas, aos filhos dos seus trabalhadores, entre os 18 e os 25 anos. O salário mensal é de 500 euros, para um horário diário de 10 horas, em turnos rotativos!
Claro que só poderia ser no sítio do costume...

5 comentários:

  1. São 500 euros líquidos mais subsídio de refeição e de alojamento. São turnos de dez horas, mas oito de trabalho e duas de pausas, o que dá o horário normal dos trabalhadores portugueses, 40 horas semanais (dos que não têm emprego público, claro). Cinco dias por semana, com dois de pausa consecutivos. Inscrição na segurança social. É salário mínimo, não é menos que isso. Será pouco, mas nestes tempos gloriosos é o que se consegue.Felizmente, os destinatários vão todos recusar, por uma questão de orgulho. Preferem receber os 420 euros do subsídio de desemprego ou gozar a sua juventude nas praias algarvias. Os mais necessitados podem fazer um estágio gratuito no Estado, que tem mais futuro, ou trabalhar no bar do Manel (ganha-se menos e os turnos são maiores, mas sempre há uma gorjeta para compor a coisa).
    Desculpe, tinha que desabafar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desabafe, Homem, que os Santos até lhe agradecem.
      Que eu saiba, o salário mínimo nacional é de 557 euros mensais...
      Mas compreende-se a compensação dos filhos dos trabalhadores, nas suas horas livres, poderem banhar-se nas cosmopolitas e salsas águas algarvias, à borla. Quem sabe se isso não vale muito mais do que 57 euros por mês?!...

      Eliminar
    2. Ai vem com contas? No caso do salário mínimo são 557 euros aos quais depois são retirados 11% para a segurança social (da parte do trabalhador). Isso, se bem me lembro, são 61,27 euros, o que leva o valor líquido de quem recebe salário mínimo para 495,73 euros - menos do que os 500 euros líquidos do Pingo Doce! Ah! Banhos no Algarve E um bónus de quase cinco euros - isso, caso tenham uma alternativa a ganhar o salário mínimo... Grrrr.

      Eliminar
  2. Gostaria de rematar, porque as diferenças serão, sempre, irreconciliáveis.
    As comparações ajudam sempre campos opostos, muitas vezes, suscitando os piores exemplos. Não gosto, particularmente, de as usar. Mas, já que começou...
    Tive, em tempos passados (marcelistas), ambas as experiências de estagiário. No campo de serviços e no campo do comércio. Fui pago com justiça. E as administrações dessas duas grandes empresas pagavam os seus impostos em território nacional. Também não tinham fundações.
    Uma boa parte, hoje, dos gestores de topo têm uma cupidez insaciável, uma grande desvergonha, um oportunismo saloio (e porque será que a oferta de estágios é no Algarve e no Verão?...) com um visível rabo de fora. Por isso, até mandam as sobras dos seus exercícios, para aforro, para o país das tulipas (não me venha dizer que do PSI20, 19 das empresas...eu sei). Mas confessam-se, em entrevistas deslavadas e farisaicas, como grandes patriotas.
    Um resto de bom dia.

    ResponderEliminar