sábado, 26 de novembro de 2016

Curiosidades 60


Muita gente saberá que o uso de beber chá veio da China. E que foi Catarina de Bragança (1638-1705), filha de D. João IV, quem, ao casar com o rei inglês Carlos II, levou para a Grã-Bretanha o costume de se beber chá, a meio da tarde.
O que nem todos saberão - lenda ou história verdadeira - é que terá sido o imperador chinês Chen Nung, no ano 2737 A. C., que, por acaso, o criou pela primeira vez e o bebeu. Este imperador tinha bons conhecimentos de medicina e, por questões de saúde, ordenou que os seus súbditos sempre que pudessem deviam beber apenas água depois de fervida. Ele próprio cumpria, escrupulosamente, a regra.
Num dia de grande calor, Chen Nung sentou-se à sombra de uma árvore selvagem, bebendo a sua água fervida. Uma leve aragem fez desprender algumas folhas do grande arbusto e duas ou três cairam no seu copo. Ao levar aos lábios esta inesperada tisana, o imperador ficou maravilhado com o sabor requintado da bebida. A nova feliz espalhou-se e o uso do chá começou a ser hábito na China.

7 comentários:

  1. Quem sabe se não foi assim num acaso feliz como o que contou que nasceu o chá!...pode ter sido.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante. Gosto muito destas histórias, que bem podem ser verdadeiras. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei a história muito curioso... e plausível!..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
    2. Errata:
      onde escrevi "curioso", queria escrever: curiosa.

      Eliminar
  3. Já a tinha lido numa outra história do chá.
    À procura deste livro, encontrei na mesma coleção uma história do café escrita por Frédéric Mauro. Tenho vários livros sobre café e desconhecia este de Mauro. Fiquei com o apetite aguçado, mas talvez esta obra seja mais sobre o comércio do café. Tenho de ver.
    Resto de bom dia. O meu vai ser com chá. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HMJ comprou-o para oferecer a uma amiga, e eu dei-lhe uma vista de olhos. Lê-se bem, mas nada de extraordinário...

      Eliminar