segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Agricultura, estilos, adubos e escatologia


Nem sempre a intenção do estilo, na sua origem, provoca o efeito desejado no leitor. Também o título, ainda que manipulador, consegue, sempre, o objectivo que inicialmente era pretendido. Um romancista há-de ler sempre um romance de forma a desmontar a sua construção; e um poeta, ao ler um poema, não fruirá da mesma liberdade nem do prazer que um leitor comum poderá experimentar.
Quando comprei o livrinho que encima este poste, moveu-me a curiosidade, mas também um lado lúdico que, certamente, nunca esteve na ideia do seu autor. Que pretenderia, provavelmente, resultados padagógicos e ajudar a quem o comprasse, para melhor tratar a terra e os campos.


Ora, logo no terceiro capítulo, o autor preocupou-se em abordar Differentes modos de adubar as terras, de forma o mais integral possível. Valerá a pena, por isso, transcrever uma parte do capítulo:
"...O esterco melhor é o das aves, excepto o dos ganços e das mais aquaticas; e o de superior qualidade pelo muito calor que encerra é o dos pombos. Depois do esterco das aves o melhor esterco que se encontra é o excremento humano. O esterco dos burros é o terceiro em qualidade, e a este se segue o das cabras, depois o das ovelhas, e logo o dos bois. O mais inferior de todos é o dos cavallos e machos, porém torna-se bom misturado com os outros. ..."
Para remate, direi que este livrinho de 1854, muito desgastado pelo uso, mas útil, para jovens e velhos agricultores, me custou 12 euros, num alfarrabista de Lisboa.

4 comentários:

  1. Curiosidades!
    Bem diferente será agora o cultivo, e a interpretação
    dada ao texto. Interessante. Gostei.
    Desejo-lhe uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livrinho é uma fonte de ensinamentos (básicos, é certo, e nalguns casos desactualizados) para quem pouco conhece de agricultura. E lê-se com interesse.
      Retribuo os seus votos.

      Eliminar
  2. Pois eu até prendi algo: pensava que o melhor era o do cavalo e afinal é o dos pombos que rebenta com o edificado.
    Destes livros só li os do Mota Prego. E com prazer.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vimaranense Mota Prego cobriu, prática e pedagogicamente, quase todos os assuntos correlativos, na verdade.
      Bom dia!

      Eliminar