sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Memória (116)


Iriam a meio os anos 60, aqui por Lisboa, quando um querido amigo meu, já falecido, me convidou para o acompanhar e  assistir a um recital de poesia, ali para as Portas de Sto. Antão, no Ateneu. Lá fui.
O ambiente era encasacado, algo decotado também, e do melhor: roupas boas e de marca, mas de muito mau gosto estético, no seu conjunto. Assistência oxigenada, perfumada, cheia de tentativas frustes de rejuvenescimento sobre o já caduco.
Deprimente e decadente, em suma, o recital. Havia em tudo aquilo um mofo espiritual.
A diseuse, então, nem se fala. Requebros lânguidos, refegos flácidos, transparências, tules a que presidia uma voz cavernosa, entre o delicodoce e o melodramático, que começou a entoar Florbela e acabou em poetas menores desconhecidos. O último soneto era dela, declamadora.
Às vezes, quando vou à deriva pela net, encontro montes de versinhos destes, muito felizes de si, dignos de recônditos e regionais semanários de província. Como também encontro, em comentários de alguns blogues, essa maneira forçada e pobrezinha de querer fazer prosa poética saloia, à viva força. Como, às vezes, me aparecem, em logotipos de blogues, fotos de senhoras pretensamente capitosas, loiras, diáfanas e de cabelos longos à Veronica Lake. De óculos escuros, quase sempre, a disfarçar a idade e as rugas nas comissuras dos olhos... Tudo isto me parece patético e, nessas alturas, vem-me à memória essa deprimente noite poética, no Ateneu de Lisboa, pelos idos de 60...

à memória de J. M. F. M..

6 comentários:

  1. E que é feito dessa diseuse ?
    Voltou para as cavernas ?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como aconteceu com a Veronica Lake, deve ter ido para as regiões etéreas..:-)
      Saudações cordiais!

      Eliminar
  2. Elas podem tentar, mas não conseguem ser "Veronica Lake"! Não se adquire, nasce-se com! Bem que gostavam de poder "comprar" num qualquer site :-)
    Bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas "demiselas" (O´Neill dixit), que andam por aí, são mais clones da Jessica Rabbit, por muito postiças..:-))
      Uma boa tarde!

      Eliminar
    2. E a Jessica da BD é tão mais mulher! ;-)
      Bom fim de semana

      Eliminar
    3. Sem dúvida..;-)
      Retribuo, cordialmente!

      Eliminar