terça-feira, 15 de agosto de 2017

Feitios


Respondo, quase sempre, aos comentários dos meus estimados visitantes activos, embora isso não conste do Livro de Estilo do Arpose. E faço-o, muitas vezes, logo que me apercebo de um novo comentário, e imediatamente. Porque qualquer diálogo arrefece, normalmente, se os silêncios se eternizam na conversa. Perdem sabor, ganham bolor... Dir-se-ia que é uma questão de impaciência, da minha parte. Não é.
Mas percebo que as pessoas, ainda na vida activa, nem sempre tenham tempo para dialogar. E demorem horas e horas, e dias a responder. Ou, até, nem sequer re-comentem. E até admito que há comentários que não mereçam ou nem sequer tenham resposta.
Ora, no fundo, parece-me que é tudo uma mera questão de tempo ou de feitio.

10 comentários:

  1. Por feitio, gosto de responder aos comentários todos, e logo que os publico, acho que se alguém se dá ao trabalho de perder tempo a fazer um comentário, merece uma resposta. Também gosto que me respondam. As pessoas que não querem responder têm a opção de não aceitar comentários.
    Por falta de tempo, andei aí uma fase muito desleixada nas respostas. Agora em férias é mais fácil.

    Desejo-lhe a continuação de bom feriado:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso como a Isabel. E tenho respeito por aqueles nem 2% de visitantes que nos honram com a sua opinião ou sinal, mesmo que seja para nos dizerem: Bom dia!
      É evidente que não estava a pensar em si, quando falei na demora e/ou ausência de resposta do dono do blogue: a Isabel trabalha. E eu já estou reformado: tenho tempo.
      Mas gosto de abordar estes temas sobre blogues, que raramente são tratados e parecem ser tabu no ciberespaço.
      Retribuo, com estima, os seus votos.

      Eliminar
  2. Fiquei a pensar se haveria alguma relação entre a imagem
    (Conversa Acabada, filme de João Botelho) e o fim destas
    pequenas conversas, que são afinal os comentários. Talvez
    alguma ironia!. Quando se partilha com alguém, os nossos gostos,
    as nossas ideias desejamos sempre receber algum sinal.
    Mas nem sempre isso acontece por diversas razões. Pessoalmente,
    muitas vezes não me sinto à altura dos temas e por tal motivo
    nada digo.O Arpose é sempre o primeiro blogue que eu visito, e
    pelo qual tenho uma grande estima. Que seja sempre uma conversa
    inacabada! E agradeço sempre a sua paciência para as minhas
    pobres divagações. Boa tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor seria: conversa interrompida, mas foi pela ironia que usei, realmente, o título do João Botelho, para o poste, em que abordei os comentários.
      Agradeço as suas palavras, agora, bem como aquelas que vão dando estímulo continuado ao labor deste blogue. É sempre com estima que acolho os seus comentários que, muitas vezes, me permitem auto-esclarecer-me e esclarecer melhor, também, o que escrevi.
      Um óptimo fim de tarde, Maria Franco, são os meus votos.

      Eliminar
  3. Boa tarde!

    Vale sempre a pena passar por aqui, mesmo que não se comente ou deixe recado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as suas amáveis palavras.
      Seja sempre bem-vindo.
      Bom resto de tarde!

      Eliminar
  4. Eu percebi a ironia do título do post, mas o filme - Conversa Acabada - é muito chato. :-)

    ResponderEliminar
  5. Um caso interessante que tenho reparado nos comentários, seja num dos meus blogues (o outro dedicado À ECM Records, não tem essa opção, porque é simplesmente informativo) ou em outros blogues, em que por vezes leio os comentários, reparo que, por vezes, há muito boa gente que deixa comentário sem ler o texto que comenta:)
    Muito boa noite e votos de uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita da gente que anda pela net é excessivamente acelerada e ligeira... O que justifica a oportunidade do que diz. Acontece, frequentemente, virem ao Arpose, clicaram para ver 20/30 postes, e gastarem nisso 10 a 20 segundos: vêem os "bonecos", a correr, e não lêem os textos... Daí o desajustamente de alguns comentários, de que o Rui fala.
      Votos de um bom resto de semana, que vai ser mais fresca, ao que parece.

      Eliminar