sábado, 4 de março de 2017

Clara Schumann (1819-1896) : um Nocturno

8 comentários:

  1. Julgo que a música foi companhia que a ajudou muito ao longo da vida. O piano tem um encanto muito próprio. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brahms também terá ajudado.
      Foi um gosto.
      Bom Domingo!

      Eliminar
  2. Pois. Vi quase por acaso o filme sobre a vida dos três. Depois fui pesquisar no google. E, entre os dois dados, entendi que sim, ele foi talvez o homem que mais a apoiou. Fiquei a pensar na altura (ontem estive a rever) que os pais por vezes têm razão. Mas seja destino ou apenas vontade e sentimento próprios, há buracos e caminhos onde se tem de cair e percorrer. Talvez ela não tivesse encontrado Brahams, se não fora o casamento com Schumann. Ou o encontrasse, mas fosse outra e nada os ligasse (não acredito muito nesta hipótese, eram demasiado afins para escaparem um do outro).
    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que começa por haver uma grande admiração profissional de Brahms por Schumann, euma leal amizade que se vai alargando também a Clara Schumann. As circunstâncias fizeram o resto.
      Votos de uma boa semana.

      Eliminar
  3. Gosto muito da música de Clara Schumann, E Schumann e Brahms são dois dos meus compositores preferidos, a seguir a três ou quatro outros.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro, hoje, Schumann a Brahms mas, na minha juventude, foi o contrário...
      Uma boa noite!

      Eliminar