quarta-feira, 25 de maio de 2011

Contradições do Tempo que passa


Múltiplos carros mal estacionados, inúmeros pais e mães à porta da Escola, que nos dificultam a saída de casa, ao fim da tarde. Pouco depois, já na estrada, próximo de outra escola, mais estrangulamentos de trânsito, com pais pressurosos em recolher as crias aos apriscos, junto do portão de mais um estabelecimento de ensino. O desmame tardio, a perversidade da dependência... Até são capazes de ir buscar os filhos às Docas, ou esperar, até às 4 ou 5 da manhã, na 24 de Julho para, amorosamente, levarem esses menores do seu sangue, para casa. Que lição!
Três horas depois, vejo na tv (qualquer delas, porque se clonam entre si) o vídeo da violência adolescente, ali para as bandas de Benfica. A vítima com 13 anos, as agressoras com 15 e 16, mais dois ou três alarves a assistir e a rir, e um energúmeno de 18 anos a filmar - só os filmes americanos fariam melhor.
Pergunto-me quando haverá coragem?,  para denunciar, penalizar e responsabilizar estes pais que vão, talvez, à Escola e aos bares nocturnos, buscar os filhos menores mas, em casa, não são capazes de lhes dar os mínimos rudimentos de regras sociais, de civilidade e solidariedade. Grandes pais!

4 comentários:

  1. Episódios como esse que refere são «a ponta do iceberg», através dos quais se consegue ver uma ideia de cidadania (e de Civilização) a desmoronar, desta forma insidiosa. E à nossa volta vemos apenas gente preocupada com a «troika» e as agências de rating, que se esgota em comentários mesquinhos e malévolos sobre os suspeitos do costume. O que se passa com o próximo, o vizinho, dentro de casa, não importa, não interessa, nem dão conta...

    Não vem muito a propósito, mas desejo-lhe um óptimo dia (desejo sempre, mas hoje especialmente) :-)

    ResponderEliminar
  2. Acredito que sim, c.a.. E ninguém quer intervir...para seu sossego e tranquilidade fictícia, que mais tarde ou mais cedo, acaba por nos agredir, mesmo que só psicologicamente.
    Obrigado pelos seus votos! :-)

    ResponderEliminar
  3. Nem mais: poste e comentários.
    E acrescento que muitos pais ainda vão à escola defender os filhos de atitudes indefensáveis.

    Parabéns, APS! Excelente dia!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado, minha boa Amiga!

    ResponderEliminar