sábado, 28 de maio de 2011

Nortenhas e populares (quadras) 2


Retiradas da Monografia (4 volumes), na imagem, aqui vão mais umas quadras populares, frescas e singelas, desta vez provenientes da freguesia de Bico (S. Vicente), do concelho de Amares, cujo mapa reproduzi no poste 1, sobre este mesmo tema. Seguem: 

Não te encostes à parede
É de barro, larga pó:
Encosta-te ao meu peito,
Sou solteira, durmo só.

Moro à beira do rio,
Meus vizinhos são penedos:
Da janela do meu quarto
Ouço cantar os morcegos.

O loureiro bate à porta,
- Ó salsa vai ver quem é:
São os ladrões dos teus olhos
Que roubam à falsa fé. 

6 comentários:

  1. Brincando: estas duas, são três...

    ResponderEliminar
  2. O meu Amigo não se perde...:-). Realmente, eu só tinha prometido 2 quadras, de cada vez (no 1ºposte), mas como há muitas, no livro, resolvi ser um pouco mais generoso...

    ResponderEliminar
  3. Também gostei. Deixo uma variante da primeira:
    Não te encostes á barreira,
    Que a barreira deita pó.
    Encosta-te á minha cama,
    Sou solteiro, durmo só.

    ResponderEliminar
  4. Então, JAD, aqui vai outra, em troca:
    "Pega lá esta laranja,
    Tira-lhe o que ela tem dentro:
    Da tona faz um barquinho,
    Embarca o teu pensamento."

    ResponderEliminar