sábado, 14 de maio de 2011

Reler Saramago


Não sendo eu um incondicional de José Saramago (1922-2010), há livros, do Nobel português, que eu aprecio. O parágrafo inicial de Levantado do Chão é muito bonito. Não terá a densidade criativa  de Aquilino, no genial princípio de A Casa Grande de Romarigães, mas Saramago dá, da paisagem alentejana, um retrato impressivo e marcante que prende o leitor. E se Aquilino Ribeiro, ao falar da criação da floresta, talvez imaginasse o Minho verdejante e as Beiras, Saramago, neste romance, fala de uma terra mais lisa, mais monótona de cores e, muitas vezes, mais erma e árida, como é a do Alentejo. Seja como for, aqui partilho, o início de Levantado do Chão de José Saramago:
"O que mais há na terra, é paisagem. Por muito que do resto lhe falte, a paisagem sempre sobrou, abundância que só por milagre infatigável se explica, porquanto a paisagem é sem dúvida anterior ao homem, e apesar disso, de tanto existir, não se acabou ainda. Será porque constantemente muda: tem épocas no ano em que o chão é verde, outras amarelo, e depois castanho, ou negro. E também vermelho, em lugares, que é cor de barro ou sangue sangrando. Mas isso depende do que no chão se plantou ou cultiva, ou ainda não, ou não já, ou do que por simples natureza nasceu, sem mão de gente, e só vem a morrer porque chegou o seu último fim. Não é tal o caso do trigo, que ainda com alguma vida é cortado. Nem do sobreiro, que vivíssimo, embora por sua gravidade o não pareça, se lhe arranca a pele. Aos gritos. ..."

6 comentários:

  1. Eu também não sou uma incondicional de Saramago, mas há três livros dele, de entre os que li, de que gosto bastante. Acho que tem sempre boas histórias.
    Nunca li este "Levantado do chão". Se calhar devia fazê-lo. :)

    ResponderEliminar
  2. Faço uma ideia de quais são 2 dos seus preferidos, do 3º tenho dúvidas, MR. Mas este lê-se bem.

    ResponderEliminar
  3. Idem, idem... e este tem esta pontuação?

    ResponderEliminar
  4. Tem, JAD. Creio que nesta altura Saramago estava numa fase de transição...

    ResponderEliminar
  5. Memorial do convento, O ano da morte de Ricardo Reis e A história do cerco de Lisboa.
    Também gostei do Caim.

    ResponderEliminar
  6. Tive a terminação,MR, acertei nos 2 primeiros...
    Do terceiro, não chegava lá..:-)

    ResponderEliminar