terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Limoeiro em Fevereiro de 2011


A safra citrina de 2010, por razões exteriores de uma oferta generosa de limões oriundos de Constância, mantem-se, ainda, a 70% no tronco parental, da varanda a Sul. Os 4 limões já consumidos, anteriormente, provaram a sua excelente qualidade, e eram muito sumarentos.
Mas, pré-anunciando a Primavera, o limoeiro recomeçou, fiel e tradicionalmente, a florir. Coexistem assim 2 gerações, neste mês de Fevereiro de 2011. Muito embora a "mortalidade infantil" seja sempre grande (falta-nos aqui um Dr. Albino Aroso), em Março haverá, com certeza, dezenas e dezenas de botões floridos, de que cerca de 10% se irão transformando em pequenos limões. Da evolução daremos conta, no tempo e progressivamente.

6 comentários:

  1. Lindo limoeiro. Pequeno, mas com grandes folhas e cheio de limões. Pelo menos é o que parece. :)

    ResponderEliminar
  2. É sim senhor, e muito produtivo, tendo em conta o seu tamanho.

    ResponderEliminar
  3. Um dia destes vou postar o limoeiro que plantei. Dá limões grandes, mas muito cascudos. No outro dia disseram-me que é falta de água. Será verdade?

    ResponderEliminar
  4. Força, MR!
    Nós temos a vantagem de ter um "conselheiro agrícola" flamengo-alemão, que ainda nos dá umas mèzinhas fortificantes que ajudam muito...
    Curiosamente só hoje soube que os limoeiros são oriundos da Assíria e Pérsia, e que terão sido os Cruzados que os introduziram na Itália.

    ResponderEliminar
  5. Com a pouca experiência de limoeiro, e tendo dois distintos, posso informar que o limoeiro do Arpose deve ser um enxerto de limão/laranja, com casca muito fina e perfume mais doce. Tenho outro, certamente da cepa rústica do limoeiro de MR, de "casca e folha grossa".
    Depois da poda precisam de muita água, como qualquer outra árvore. O fortificante aconselhado, e passe a publicidade, são umas bolinhas amarelas, marca Osmocote, de concentrado que costumo deitar várias vezes ao ano, mas sobretudo nesta altura do ano em que as folhas e os rebentos se tornam visíveis depois da pode.
    PS. O limoeiro do Arpose não deu para podar, uma vez que se juntaram, desta vez, "pais e filhos" em floração contínua.

    ResponderEliminar