domingo, 6 de fevereiro de 2011

Nefertiti


Há cerca de um mês, li uma entrevista do Director do Museu do Cairo, em que este respeitável Conservador-Chefe egípcio afirmava, peremptório e com alguma lógica, que o busto de Nefertiti deveria ser devolvido pela Alemanha ao Egipto. Teria sido levado, no início do séc. XX e de forma algo fraudulenta, para fora do seu país de origem. Sentimentalmente, concordei - também a horda napoleónica nos levara o Livro de Horas de D. Manuel I, para França. Tivemos de o re-comprar, para voltar ao nosso país.
Na passada quinta-feira, o jornal "Die Zeit" trazia, na capa, uma imagem retocada e distorcida do famoso busto de Nefertiti, que se guarda num museu de Berlim, em que a Raínha punha a mão na boca, de susto, e escandalizada olhava para o título do jornal alemão: "A Arábia levanta-se!"
Lembrando-me do saque que houve no Museu de Bagdade, após a invasão americana, e nos roubos e vandalismo que já houve, nestes últimos dias, no Museu do Cairo (e deixem-me ser elitista e profundamente crente na civilização europeia!), eu diria (o Rumsfeld era um crasso palerma americano ignorante!): - Ah! velha Europa, se não fosses tu!?.

5 comentários:

  1. Parafraseando o velho slogan «a terra a quem a trabalha», eu diria «a Arte a quem a preza»...

    ResponderEliminar
  2. ...até porque a velha Europa, pela experiência das 2 G. Guerras, sabe como salvar as obras de Arte. Minas desactivadas, caves, etc...

    ResponderEliminar
  3. Na nossa viagem falámos sobre isso.
    Nunca me hei-de esquecer da cara da directora do Museu de Bagdade, quando entrou no Museu (e penso que também Biblioteca) depois do saque. À beira de uma apoplexia. Mas quem foram os saqueadores em Bagdade?

    ResponderEliminar
  4. Em Bagdade, os americanos também terão entrado no saque. No Cairo, para já, parece que só os egípcios. Seja como for, é sempre uma tristeza, MR.

    ResponderEliminar