quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A metafísica das "search words"


Nos últimos tempos, o campeão de visitas de imagens, no Arpose, tem sido o quadro "Chorinho" de Portinari. Cuja reprodução é francamente má e as cores, desbotadas. Alguns visitantes sugam também a reprodução do quadro. Será que, no Brasil, não encontrarão melhor? Nalgum livro de arte sobre o grande Pintor brasileiro, ou nalguma revista da especialidade? Ou será, meramente, preguiça tropical para procurar?
Mas o que me deixa mais perplexo, ainda, são algumas das search words de visitantes, usadas através do Google, para procurar algum assunto ou tema. Vou dar 3 exemplos deste surrealismo absurdo e desconexo que impera na globalização assistida:
1. - um cibernauta indicou ao Google, como search words: "rocha manecas inocêncio"; e o Google levou-o, cega e generosamente, até ao Arpose, ao poste "Legendas de Portugal - Rocha Martins". Simplesmente hilariante!
2. - outro garimpeiro escreveu: "pieter brueghel jogos infantis releituras" (sem vírgulas sequer), e o Google, inteligente e intuitivo, encaminhou-o até ao poste "André Malraux: pintura, fotografia e cinema", do Arpose. Exemplar, no mínimo!
3. - um outro visitante escreveu, talvez dolentemente, o seguinte, como search words: "jogos de ava bruto"; e o Google, clarividente e sensível, conduziu-o ao Arpose, até ao poste "Burro preto" (dos jogos infantis). Edificante! E foi bem feito.
Como é que estarão arrumadas as cabeças destes visitantes? - é o que eu me pergunto.
É claro que o Google é como os arrastões espanhóis, no mar dos Algarves: limpam tudo, levam tudo, tudo recolhem, do fundo. E, depois, tudo despejam, caoticamente: pescadas, sardinhas, polvos, linguados, conchas vazias, areia... Creio que nem o Silva Pais (please, Google, não traduzas para Silva Parents!) recolhia tanta informação indiscriminada para os seus ficheiros, sem a tratar devidamente: americanices...

4 comentários:

  1. Os três exemplos que dá são espectaculares, tanto nas palavras a pesquisar como nos resultados. Mas o que quer uma pessoa que procura «rocha manecas inocêncio»? ou «pieter brueghel jogos infantis releituras»? A terceira nem entendo. :)

    ResponderEliminar
  2. Pois é, MR, e esta é apenas uma selecção das últimas 100/120 entradas/visitas. Tenho pena de não ter anotado outras do passado: algumas eram de partir o côco...

    ResponderEliminar
  3. Delicioso!O surrealismo do ciberespaço...

    P.S.- Curiosamente, os Silva Pais (descendentes) voltam a dar que falar pela ameaça de processo judicial por causa da peça teatral que fala da Annie Silva Pais.

    ResponderEliminar
  4. Não sabia deste recente processo, LB, a propósito da "ovelha negra" da família Pais...

    ResponderEliminar