sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Esfinge da conveniência


Antes de mais, esclareço: não tenho qualquer simpatia pelo Sr. Hosni Mubarak. Se há algum político egípcio que recordo, do séc. XX, é Nasser. Também não sou um generalista cego de paixão pela cultura norte-americana, normalmente muito saloia e rural. Pelo contrário: petisco, meticulosamente, aquilo de que gosto, e admiro. Feita a separação das águas, aqui vai o discurso.

1. Fiquei algo surpreendido por saber, pelos jornais e alguns porta-vozes de governos ocidentais, que o governo egípcio de Mubarak, afinal, era uma ditadura pura e dura. Mas, ao que parece, os jornalistas universais só em finais de Janeiro de 2011 se deram conta disso (ora bolas!). Mas eu tenho, por atenuante, o facto de nunca ter ido ao Egipto. Pensava eu que o país dos faraós, ultimamente, era mais uma democracia "musculada". Estes jornalistas são mesmo uns grandes cómicos "piticegos"...
2. Nos últimos 15 dias concluí que a política externa norte-americana continua a ser a mesma, sem princípios ( a não ser os interesses próprios da "vidinha" americana) éticos, sem norte que não seja o pragmatismo económico-financeiro: jogam sempre em 2 cavalos - financiavam Mubarak e financiavam a oposição a Mubarak (já a Administração Kennedy ajudava Salazar e auxiliava, financeiramente, a oposição a Salazar, nos anos 60, sobretudo, nas ex-colónias). Portanto, mais do mesmo. Verniz camuflando a hipocrisia norte-americana. Concluo: Obama= flop/fake (e esta é para o Google, de Mountain View, não ter que traduzir mal, e grosseiramente).

4 comentários:

  1. Temos um jornalismo da treta. Em todas as áreas. Muita formação, muita especialização, mas muito ignorante.
    Eu até gosto do Obama, mas ele devia calar-se para não irritar os egípcios.

    ResponderEliminar
  2. As minhas expectativas sobre o Obama foram muitas. Hoje, estou quase totalmente desiludido. O "sistema e administração" americanas são inflexíveis e "obrigatórias"...

    ResponderEliminar
  3. Por alguma razão os americanos (e não só) usam aquele símbolo da águia de duas cabeças...

    ResponderEliminar
  4. Atentamente bem observado, meu Caro!

    ResponderEliminar