domingo, 30 de outubro de 2022

Géneros e geografia



A leitura deste pequeno excerto do cineasta e jornalista Leitão de Barros (1896-1967), inserto numa crónica do Diário de Notícias, do último dia do ano de 1955, que passo a transcrever, suscitou-me algumas pequenas reflexôes de índole diversa. Segue o texto: 
"O Porto, aconchegado no seu grande capote de granito, fumegando, independente, no cacimbo dos seus nevoeiros, voltado aos contraluzes prateados do Douro, é a mais vetusta e máscula cidade portuguesa. Nenhuma o suplanta ou iguala nesse sentido de veteranidade solene que irradia das suas pedras puídas pela ventania dos séculos."
Ora, se exceptuarmos o Funchal - creio -, apenas a Cidade Invicta, das urbes nacionais, ganhou o estatuto de género masculino. Mas, se alargarmos a ideia à geografia, na Europa, esta ciência também privilegia o género feminino para as cidades e até mesmo para países. Apenas me lembro do masculino Luxemburgo e do Reino Unido (embora da feminina Inglaterra). Curioso, pelo menos.
Qualquer dia, se calhar, os devotos LGBT ainda se lembram disto...

4 comentários:

  1. Nunca tinha dado atenção a essa questão, mas acho que vou estar atenta :-) Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes estas pequenas coisas passam-nos despercebidas..:-)
      Uma boa semana!

      Eliminar
  2. Muitos dos nomes das nossas cidades e o próprio nome do país são do género neutro, um género que não existe no português.
    O Reino Unido é formado pelas femininas Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte; só o País de Gales é masculino.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as achegas, MR.
      Como só falei da Europa, não referi também nomes como plurais: Estados Unidos, Emiratos...
      Uma boa noite.

      Eliminar