domingo, 9 de outubro de 2022

Apontamento 147: Decadência do Jornalismo na RTP

Ora quem pensava consultar a RTP, quase como único reduto contra o populismo, a falsidade e o jornalismo decadente, enganou-se como testemunha uma pretensa notícia, de 9.10.2022, de uma criatura – não identificada – com o seguinte título:

Preço do leite quase duplicou em apenas um ano, mentira que a meio da conversa passa para “quase duplicou desde início do ano”.


 

A bem da verdade, e sendo consumidores habituais de leite fresco, único que, aliás, no meio de sucedâneos que se acumulam durante meses em pacotes não refrigerados nos supermercados, temos bem a prova da evolução dos preços, a saber:

14.02.2022 – Vigor – 0,84 / litro

18.09.2022 – Vigor – 0,94 / litro

09.10.2022 – Vigor – 1,09 / litro  

Como se vê, a pessoa que pretende passar por jornalista não deve ter feito o trabalho de casa, documentando-se antes de palrar. Por outro lado, quiçá fugiu para o jornalismo, porque não gostava de Matemática no Ensino Secundário, embora o domínio de algumas noções básicas de cálculo se considerem essenciais para evitar asneira grossa !

E se os jornalistas, que tanto cavalgam o aumento exponencial dos preços de primeira necessidade, se centrassem em despesas exuberantes como as tarifas dos telemóveis, da internet, etc. ?

Bem sei que as comunicações passaram a ser essenciais pelo facto de permitirem acesso a entidades e serviços ora considerados indispensáveis. Por maioria de razão deviam ter preços regulados. Mas, por aí o jornalista não se mete …

 Post de HMJ

2 comentários:

  1. O jornalismo está uma lástima. E os jornalistas são, com poucas exceções, uns ignorantes arrogantes...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    Notíciário televisivo quase não vejo, muito menos os comentadores.

    ResponderEliminar