domingo, 2 de outubro de 2022

Desabafo (71)


Nas últimas eleições presidenciais do Brasil, sabemos, nos cerca de 80.000 eleitores, que os por cá emigrados ajudaram a ganhar o vencedor. Não foram por Lula. Hoje, os canais generalistas portugueses de televisão desdobraram-se  a acompanhar os votantes, alguns embrulhados em bandeiras, outros de t-shirts com a imagem dos candidatos presidenciais, em que iam votar.
A senhora, brasuca e quarentona, usava um oxigenado capilar, descuidado e quase palha. E disse que ia votar Bolsonaro, para manter a melhoria do seu país...
Eu sei que a coerência e a lógica obedecem a  latitudes e longitudes várias, que não a razões objectivas e racionais.
Perguntaram à brasuca balzaquiana se tencionava voltar ao Brasil. Ela disse, assertiva, que não. E eu perguntei-me o que andará esta criatura a fazer por Portugal. E porque não volta ao seu paraíso terreal?
(Já o disse uma vez, por aqui: de uma forma geral, o povão é burro. Não há volta a dar.)

4 comentários:

  1. Também tenho visto reportagens sobre o Brasil e algumas dos portugueses que vivem lá. A maioria deles ou dos seus antepassados foram para o Brasil porque não conseguiam viver (não tinham que comer) cá e agora que estão bem na vida (como se costuma dizer) votam... no motoqueiro.
    Os brasileiros vieram para cá por razões económicas ou de segurança. Se eles acham que está tão bom por lá, realmente deviam voltar à sua terra natal.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o dito cujo nas anteriores eleições tenha ganho por cá, desafia qualquer lógica racional. Pois foi pelas más condições da vida brasileira que eles vieram para Portugal. E, se calhar, a situação, agora, ainda se pode repetir...
      Essas criaturas só podem ter o que merecem. É gente que nem sabe ver as coisas ou pensar.
      Bom resto de Domingo.

      Eliminar
  2. Não vi as reportagens, mas vi um casal de brasileiros vestidos de verde e amarelo a passearem pela Avenida Almirante Reis. O meu pensamento foi exactamente esse: se gostam tanto do Bolsonaro, porque é que estão aqui e não lá? A falta de coerência é das coisas que mais aborrece nos outros seres humanos. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deus haja: por cá sempre venceu o Lula, desta vez.
      Mas as eleições vão sendo como os futebóis - só pensamento rasteiro e jogo de pés. Às vezes, com mortos à mistura, como aconteceu na Indonésia.
      Uma boa semana, Margarida!

      Eliminar