terça-feira, 4 de junho de 2019

Um CD por mês (2)


A minha memória regista, não sei se erradamente, que ouvi alguns dos primeiros acordes do Concerto para Violoncelo (Op. 85), de Edward Elgar (1857-1934), ao visionar, na televisão, uma série britânica (First among Equals), da Granada Television, em finais dos anos 80. Imagino que a intérprete seria Jacqueline du Pré (1945-1987). Ou teria sido Beatrice Harrison (1892-1965)? Não posso precisar qual das violoncelistas seria.



Mas gostei tanto do pouco que ouvi, que não descansei enquanto não adquiri uma gravação desse concerto de Elgar. Recaiu a opção numa remasterização da EMI de 1989, feita sobre uma gravação registada no início dos anos 30 e dirigida pelo próprio autor-maestro - Edward Elgar.
O CD incluía também uma magnífica interpretação de Yehudi Menuhin (1916-1999), jovem violinista prodígio, então com apenas 16 anos, do Concerto para Violino (Op. 61).
Os dois concertos, ambos dirigidos por Elgar, foram gravados, em Londres (Abbey Road) entre 14 e 15 de Julho de 1932.
(Para quem não conheça o Concerto para Violoncelo, sugiro que ouça, no Youtube[c.32 minutos], a interpretação de Jacqueline du Pré, dirigida por Barenboim, seu marido . É, para mim, a melhor versão que conheço.)

2 comentários:

  1. Já tinha escutado há muito tempo o Concerto de Elgar, que recomenda.
    É fascinante a qualidade da solista e do maestro que têm a partitura
    decorada e que aparentemente não deve ser muito fácil. A morte prematura
    de Jacqueline foi cruel.Tanto talento perdido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Du Pré era uma magnífica intérprete e nos concertos para violoncelo de Haydn e Dvorak também tem excelentes desempenhos gravados. Não tenho competência musical para os comparar, mas também gosto de Casals e Rostropovich. Embora me pareça haver mais emoção e "fogo", no melhor sentido, em Jacqueline.
      Pena como refere, realmente, os seus últimos tempos de vida...

      Eliminar