sábado, 17 de fevereiro de 2018

Memórias de 39, por Lisboa



Em Janeiro de 1939, a companhia inglesa de teatro do Old Vic iniciou, de barco (paquete Alcantara), uma tournée que a haveria de levar por alguns países da Europa (Portugal incluído), e até ao Egipto, representando, entre outras peças do seu repertório, o Hamlet, de William Shakespeare.
Alec Guinness, nas suas Mémoires (pgs. 35/6), dá conta das suas impressões, bem como do ambiente que se vivia, em Lisboa, por esses dias. Vou, por isso, traduzir e transcrever um pequeno excerto mais significativo:

Chegámos a Lisboa a 23 pela manhã, e vimos com horror, na descarga (do navio), a carga dos nossos cenários mergulhar majestosamente nas águas do Tejo. Ela desapareceu, depois emergiu e, por um triz, que os adereços não se inutilizaram de todo. Provavelmente, teria sido um erro involuntário do manobrador da grua do cais, mas convém não esquecer que, à época, os ingleses estavam longe de serem populares em Portugal. A guerra civil de Espanha estava para acabar, e a tomada de Barcelona pelas tropas franquistas estava iminente. Quando aconteceu, três dias mais tarde, houve uma explosão de alegria em Lisboa. E isso pareceu-nos deprimente. E ainda mais deprimente, para nós, ao vermos, lado a lado, pelas ruas, luxuosas viaturas britânicas arvorando a União Jack, com carros embandeirados com a cruz gamada, com o sol nascente japonês, bem como as cores nacionalistas espanholas e portuguesas. A maior parte de nós, penso, sentia-se diminuída, estrangeira, isolada, ameaçada - muito temerosos pelos nossos compatriotas em Lisboa. Setembro de 1939 não estava assim tão longe, afinal de contas.

8 comentários:

  1. Explosão de alegria?! Nunca ouvi tal descrição como sendo uma manifestação popular. Talvez tivesse sido alguma manifestação encenada, tão ao gosto salazarista.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito provavelmente, embora no início de 39 a oposição ao fascismo e ao nazismo ainda não fosse muito sólida nem enraízada, no geral...
      Boa tarde!

      Eliminar
    2. Sim, mas eu conheci gente que contava o que era a vida no tempo da Guerra Civil Espanhola em Portugal e nunca ouvi contar semelhantes história.
      Uma pessoa que me era muito próxima dizia que esses anos tinham sido aqueles em que a repressão tinha sido mais feroz em Portugal.
      Boa noite!

      Eliminar
    3. Terá razão, porventura, naquilo que refere e de que eu tenho raríssimos testemunhos directos, para poder avaliar com segurança.
      Boa noite!

      Eliminar
  2. Que horror! Desconhecia por completo estes acontecimentos. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempos muito controversos, realmente.
      Bom fim de tarde!

      Eliminar
  3. Por vezes, em determinados acontecimentos as opiniões poderão
    ser subjectivas e cada um interpretar à sua maneira. O paquete
    tem um nome português, o que me intrigou um pouco.
    Histórias da História. Interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, cada um pode ver à sua maneira...
      Também há uma "Alcantara" espanhola. E lembro o paquete inglês denominado "Lusitania", que foi afundado no início da I G.G. pelos alemães.
      Um bom Domingo!

      Eliminar