segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Caricaturas e Artistas


Tenho um enorme respeito pelos bons caricaturistas. A sensibilidade para identificar a singularidade de uma face, através do extremar de um dos componentes (nariz, orelhas, boca, cabelos...) desse rosto, de forma a ser possível identificá-lo de imediato, requer um dom particular. Depois, a economia de meios, com apenas traços capitais, normalmente, simples e lineares. A que se junta, às vezes, o humor.



Tivemos, nós portugueses, e temos ainda grandes caricaturistas nacionais. Mas, até há pouco tempo atrás, se eu tivesse que escolher o meu caricaturista preferido, não hesitaria em nomear o norte-americano David Levine (1926-2009). Até que, há duas semanas, vim a descobrir a magnífica obra do também norte-americano Al Hirschfeld (1914-2000). Deixo alguns exemplos, facilmente identificáveis...


8 comentários:

  1. Também me parece uma arte nobre, a caricatura.
    Não conheço os nomes a que se refere mas são
    notáveis os exemplos que postou.
    Gostei muito, e a diversidade dos temas aqui
    no Arpose são quase sempre muito estimulantes.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu parecer.
      Levine é também muito bom.
      Muito obrigado: tento evitar o que é banal e partilhar o que me parece bom e menos conhecido..:-)
      Retribuo, cordialmente, os seus votos.

      Eliminar
  2. O meu preferido ainda é o Rafael Bordalo Pinheiro :-) Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive o cuidado de referir: Tivemos, portugueses, e temos ainda grandes caricaturistas nacionais..:-)
      Boa noite!

      Eliminar
  3. Boas caricaturas. O último quem é? Fred Astaire?
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o nosso velho e impassível Buster Keaton..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
  4. Também acho admirável, como com meia dúzia de traços conseguem "traduzir" uma pessoa. Bons desenhadores e bons observadores, os caricaturistas.

    Bom dia:)

    ResponderEliminar