quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Um museu à medida de Koblenz


Sem a riqueza do acervo do Museu Ludwig, de Colónia, o Mittellrhein-Museum de Koblenz integra, desde 2013, no centro da cidade e em edifício arejado e condigno, esteticamente bonito, vários focos museológicos, até essa data dispersos pela urbe renana. Variados segmentos, que compreendem a arqueologia, arte sacra, com um interessante grupo estatuário de madonas sorridentes, bem como um acervo pequeno, mas significativo de pintura antiga, de que eu destacaria um pequeno quadro representando Santa Ana, a Virgem e o Menino, de autor desconhecido, do início do século XVI;



muito próximo, se pode apreciar, do flamengo Lucas van Valckenborch (1535-1597), uma Torre de Babel (1585), finamente executada, apesar de nos lembrar outras obras da nesma época, sobre o mesmo tema, de outros pintores, embora talvez menos conseguidas.



O retrato está abundantemente representado, por obras de pintores regionais, menos conhecidos, alguns dos quais muito sugestivos na sua expressividade humana. O Mittellrhein-Museum tem também um acervo interessante de pintura moderna e contemporanea que integra, entre outras, pinturas de Munch e Nolde.
E quero por aqui arquivar, por gosto pessoal, uma pequena paisagem fluvial de Turner, de 1842, que muito me agradou e surpreendeu.



Ora, foi assim que gastamos, culturalmente, a nossa Quinta-feira, matinal, com prazer e proveito, em Koblenz, sem Sol, mas também sem que a chuva nos incomodasse.

11 comentários:

  1. Andei à procura do nome do arquitecto que fez este edifício, mas não encontrei. Acho o edifício giro.
    Gosto da Torre de Babel e do Turner.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "Forum Confluentes" foi obra do atelier belga Benthem Crouwel, de arquitectos. No Youtube, se clicar: Koblenz" Forum Confluentes", terá uma panoramica da beleza arquitectónica do edifício.
      Uma boa noite, também!

      Eliminar
  2. Nunc a Koblenz, acredita? Quando for, vou seguir as suas tips. Beijinho cordial. Bom Ano!

    ResponderEliminar
  3. Nunca fui, quero dizer. Estou a escrever do telemovel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade pequena, para a Alemanha, mas muito agradável. Destruída em cerca de 80%, durante a II G. G., foi reconstruída com grande inteligencia estética e harmonia, a que o Reno e o Mosela trazem um certo encanto.
      Mas já vi que, em Amesterdäo, vai ter uma magnífica expo., a partir de 23 de Marco de 2018, no Museu Van Gogh..:-)
      Uma boa tarde, ó Vizinha (temporária)!

      Eliminar
  4. Também gostei da Torre de Babel, que me fez lembrar a do Bruegel. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo anterior a de Bruegel, provavelmente Valckenborch inspirou-se nela...
      Boa noite!

      Eliminar