sábado, 9 de dezembro de 2017

Osmose 91


Há memórias que não jogam, entre si. Ou porque os intervenientes não chegam a acordo quanto a datas e pormenores, ou porque somos a única testemunha sobrevivente e já não temos ninguém que  possa certificar  o facto com rigor.
Por uma coincidência, de estatística altamente improvável, sei que eu e mais dois amigos nos encontrámos, afortunadamente, no Verão de 1973 ou 1974, em Londres, numa esquina de Picadilly Circus, por mero acaso. Como diziam os antigos cauteleiros: há horas felizes...
Eu sei que o mundo é pequeno.
Mas nem eu, nem o Carlos, nem o António, nos lembrámos de mais nada. Para além desse facto real.
Quando muito, a efabulação de um escritor poderia compor o resto, com imaginação afectuosa.
E escrever um romance. Se tivesse talento.

6 comentários:

  1. Sucedeu-me algo parecido, talvez nos finais dos
    anos 70 em Londres. Ia num autocarro quando vi
    um antigo colega a atravessar uma rua, ou num
    passeio, já não me lembro, claro. Neste caso
    era totalmente impossível o contacto físico.
    Eu que tenho tão má memória nunca mais me esqueci
    como foi frustrante não lhe ter falado. Também
    acho que algumas vezes o mundo até parece pequeno.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu caso fez-me lembrar o princípio (?) ou o fim (?) do filme "Doutor Jivago"..:-)
      Há, realmente, coincidências espantosas, como foi a deste meu encontro em Londres, tão improvável era.
      Bom resto de fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Também já me aconteceu nas Portas do Sol em Madrid. E encontrar um amigo, que pouco vejo em Lisboa, dois anos seguidos em dois museus: Belvedere (Viena) e National Gallery (LOndres). Até nos rimos...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos, estes inesperados encontros acontecem mais do que o que eu imaginava..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
  3. Há momentos fortuitos, que se tornam marcos na nossa vida. Podemos esquecer os pormenores à sua volta, mas aquela memória específica fica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Porque o resto são fragmentos dispersos e difusos.

      Eliminar