quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Curiosidades 67


Se o aperto de mão é consensual em quase todo o mundo, o beijo, como saudação física, já é mais restrito. Muito menos o beijo na boca que, efusivo e frequente entre os antigos dirigentes comunistas, julgo que o varonil sr. Putin deixou de praticar. Não me esqueço, porém, daquele beijo de Judas que o sr. Gorbachov deu ao seu camarada Honneker, da RDA, pouco antes de o deixar cair fragorosamente, bem como ao seu regime...
As saudações orais variam muito, de país para país. Na Mongólia, por exemplo e pelas agrestes condições climáticas, os seus habitantes costumam cumprimentar-se com uma frase, mais ou menos, nestes termos: Então vais passando bem pelo Inverno?
Regressando aos ósculos, registo que os belgas costumam saudar-se com 3 beijos na face. Em Portugal, um tio ou uma tia, oscula-se apenas uma vez - é de bom tom. Enquanto o lusitano comum dá dois beijos, repenicados ou não.
O caso mais diversificado, por norma, ocorre em França. Em Paris, são dois ósculos, tal como cá. Mas na Provença, usa-se dar 3 beijos, 4 no Vale do Loire e, na ilha de Córsega, talvez por serem mais beijoqueiros, vão até 5 - como nos informa Andy Scott, no seu livro One kiss or two?

4 comentários:

  1. É mesmo uma curiosidade! E o que ilustra o post ninguém esquece. Gosto dos dois à portuguesa, mas quando me cruzo com os ditos "tios" ficam sempre embaraçados!
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E faltou-me falar do abraço que é, muitas vezes, um superlativo afectuoso, mas que raramente se pratica em Sintra ou Cascais..:-)
      Bom dia, também!

      Eliminar
  2. A imagem que ilustra o belo texto, em que aprendi mais um pouco, fez-me recordar que os beijos mais efusivos que vi entre dirigentes políticos foram entre Brejnev e Honecker, embora o de Gorbachov deva estar repleto de malícia.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou consigo, porque sempre achei Brejnev o mais fogoso beijoqueiro soviético..:-) Mas o Juncker, às vezes, também se excede nos afagos...
      Retribuo, com estima!

      Eliminar