sábado, 12 de março de 2016

A propósito de suinicultura


Que a carne de porco está barata, é uma evidência. Claro que não incluo o porco preto, criado com bolota nos montados do Alentejo. E que curiosamente, em meados dos anos 70, os compradores das grandes superfícies desprezavam, argumentando que o bicho tinha muita gordura e carne com mau sabor... Depois, veio a moda. E o consumidor seguiu-a como faz quase sempre, cegamente, como os carneirinhos.
Mas o porco branco, o mais normal, é comprado pelas grandes superfícies, sobretudo em Espanha, e cada vez menos em Portugal. A aceitar a teoria da conspiração dos suinicultores lusos, os espanhóis estão fazer preços abaixo do custo, para rebentar com a criação portuguesa. Andam nisto, pelo menos, há três anos e vão continuar. Curiosamente, só agora a suinicultura portuguesa se resolveu a manifestar, em grande.
Mão da CAP, ressuscitando Rio Maior do ano 75? Não sei. Ainda não chegaram, porém, as tias-donas de casa a bater em tachos e panelas pelas ruas, queixando-se, neste caso, da falta de carne de porco. Nada se perde, tudo se recria, em momentos oportunos...

2 comentários:

  1. Realmente não se entende. Tenho comprado carne de porco, como sendo produto nacional (com o selinho lá escarrapachado), a um preço... Já tenho pensado que para a comprarmos a esse preço, os produtores devem vendê-la, provavelmente, com menos 50%. Como é possível?!
    Algo tem de ser feito, senão qualquer dia estamos a comprar porcos aos espanhóis para fazer enchidos.
    Não sou adepta de porco preto porque o acho muito gordo. Mas aqui há anos comi no Alentejo e não tinha aquela gorduraça.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, votos de bom Domingo, também!
      Eu creio que são as grandes superfícies que estão a sufocar os suinicultores portugueses, espaldadas nos preços de saldo dos produtores espanhóis. Em aspectos gerais, quer a França, quer a Alemanha se auto-protegem muito mais...

      Eliminar