quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Carta de J. Guimarães Rosa para Óscar Lopes

Desconheço se esta carta, do singular romancista brasileiro Guimarães Rosa (1908-1967) para o professor e historiador de literatura Óscar Lopes (1917-2013), está inédita. Quem me poderia elucidar, já não pertence ao número dos vivos - o meu grande amigo António de Almeida Mattos (1944-2020).

Provavelmente, a fotocópia da missiva destinava-se a ser usada no Jornal Letras & Letras, do Porto, em algum dossiê sobre o professor universitário, e que este a teria facultado ao meu amigo António. Que, dentro de um envelope, que já me estava endereçado, o meu Amigo não me chegou a enviar. Foi a Isabel, a quem agradeço, que, encontrando-a, ma fez chegar.



Nota pessoal: resta-me acrescentar o interesse da carta. E, lateralmente, lembrar as amenas relações que existiram entre o António e o Professor Óscar Lopes. O que ajuda a explicar que eu tenha a oportunidade de publicar, no Arpose, este documento.

11 comentários:

  1. Muitíssimo interessante. Para além do valor inestimável do conteúdo desta carta (quer literário, quer afectivo), gostei muito da pontuação, de determinados acentos que já não se usam e dos inconfundíveis caracteres das antigas máquinas de escrever.
    Muito obrigada por esta partilha.

    Boa noite.
    🌲⛄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada tempo tem as suas marcas, mas este tipo de epistolografia tem vindo a extinguir-se, e é pena.
      Foi um gosto.
      Uma boa noite, também.

      Eliminar
  2. São publicações como esta que fazem deste blogue um verdadeiro oásis da blogosfera, em que nos é permitido mergulhar nos pequenos prazeres da memória.
    Sempre achei muito interessante os volumes de Correspondência, assim como os Diários.
    Muito boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras amigas - faz-se o que se pode, com gosto.
      Boa noite e umas boas entradas por 2021.

      Eliminar
  3. E saiu alguma edição de Sagarana com introd. de Óscar Lopes?
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A 8ª edição brasileira (1967) e a 9ª, do mesmo ano, impressões da Liv. de José Olympio, contém ambas o prefácio de Óscar Lopes.
      Boa noite e boas saídas de 2020.

      Eliminar
  4. Eis um prefácio que deve valer a pena ler.
    Saber-se escrever bem é (para mim) importante! Posso não o saber tão bem quanto devia, mas não deixo de tentar. Esta carta mostra tão bem como se pode e deve usar bem a escrita.
    Obrigada
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase toda a obra de G. R. é de encantamento, feita de uma originalidade só comparável com a poesia de Manoel Barros, seu amigo - dois grandes escritores!
      Boas saídas, melhores entradas em 2021.

      Eliminar
  5. Caríssima:

    obrigado. O melhor de tudo, para ti, para Vós.

    ResponderEliminar