sexta-feira, 15 de maio de 2020

Mercearias Finas 157


Não sei qual o motivo que presidiu a este almoço de homenagem, em 12 de Fevereiro de 1961, ao Cardeal-patriarca Manuel Gonçalves Cerejeira (1888-1977), nem sequer o local onde teve lugar (Lourinhã?).
Mas a escolha de iguarias pareceu-me criteriosa, a começar pela Canja de Galinha - confere!
O Linguado, também, mais os Escalopes. Fiquei no entanto intrigado com a sobremesa: o que será o Braço Gitano*? Será a favor do ecumenismo? Aprove-se também o Ananás, açoriano certamente.
Só foi pena a ementa não descrever os vinhos e os espirituosos...

* Posteriormente ao poste, vim a descobrir que esta sobremesa é a canónica Torta Recheada ou, como domesticamente se chamava, na minha casa minhota de infância, o Rolo (dominical). Recheado tradicionalmente com geleia de marmelo.

Um bom almoço, a quem ainda o pratica e cozinha, em casa!

7 comentários:

  1. Gosto de menus.
    A minha mãe fazia uma torta salgada (de batata recheada com creme de camarões) a que chamava braço de cigana. Uma delícia!
    Conheço o bolo cigano que leva chocolate. Agora essa torta (que eu gostava com recheio de chocolate) não a conhecia como braço de cigano.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. O meu almoço hoje foi uma sandes de frango assado. :) Agora (e durante uns tempos) estamos assim.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso concreto também deveria ser recheado a creme de chocolate, o que explicaria o "cigano" do nome. Além disso é fama (e julgo que também proveito) que o clero, gastronomicamente, sempre se tratou bem..:-)
      Veio-nos à mesa uma espécie de Jardineira com massas frescas e ervilhas tortas, ao almoço.
      Boa tarde, também.

      Eliminar
    2. Como se costuma dizer: «Comi como um abade». :)
      Ervilhas tortas... maravilha!
      Bom sábado!

      Eliminar
    3. Estavam muito boas, as ervilhas!
      Quanto a clero, tive a sorte (a escolha foi do meu Pai...) de ter tido um Monsenhor minhoto por Padrinho - e ganhei com isso, do ponto de vista alimentar.
      Um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Também gosto de menus, embora almoços ou jantares onde tal peça apareça terminaram com o último casamento a que fomos.
    Neste, devo dizer que teria que recusar a canja de galinha, da qual nem o cheiro, mas não dispensaria o Braço Gitano, já que é uma torta com recheio. A minha mãe fazia as melhores tortas, sempre com recheio de doce, o que estivesse à mão. Eu prefiro a torta de coco, bem molhadinha, se bem que a falta de recheio já não a deixe configurar na categoria de "braço gitano". Os meus amigos de Leça e arredores adoravam o "rolo" da minha mãe e debatiam-se as terminologias norte-sul quando eu insistia que era uma "torta".
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O país é pequeno, mas estas variações são inúmeras. Lembrei-me das Tijelinhas nortenhas que, em Lisboa, são os Pastéis de Belém...
      Mas estas do Gitano ou Cigano foram novidade para mim, associadas ao Rolo minhoto e caseiro.
      Retribuo os votos, cordialmente.

      Eliminar