sexta-feira, 1 de maio de 2020

Reacções


Têm sido muito diversas as reacções dos meus próximos ao estado de sítio destes tempos mais recentes, desde a resignação ponderada à impaciência frenética, da acédia à quase depressão, do realismo positivo ao pessimismo doentio, quando não, tolo. Depois, há também umas damas piedosas que se apegam com santas e santos de sua estimação. Uma coisa é comum a muita gente: o rearrumar da casa, onde os livros se incluem. Premonitoriamente, parece, eu comecei a fazê-lo ainda em Janeiro, no dealbar do presente ano.
Ontem, dizia-me um bom amigo, que já me vem da infância, que vai estando um pouco farto até porque lhe falta a adrelina, mas também nos rimos, ao telefone, de algumas situações caricatas acontecidas por aí. E, hoje, de um vídeo que me mandaram, Ana Vasconcelos, curadora da Gulbenkian, cita o pintor David Hockney (1937) que, da Normandia onde reside, de momento, teria dito: Temos que continuar a trabalhar porque, lembrem-se, não se pode cancelar a Primavera.
Ora, este parece-me ser um bom lema adequado ao tempo, em vez de perdermos as estribeiras...

4 comentários:

  1. Eu, exceptuando o vírus, não me perturbo com o confinamento (até porque não o acho nada exagerado). E gosto muito da frase de Hockney. Bom dia do Trabalhador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem, aspas, aspas, Margarida!
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  2. Muita gente com quem falo e que tem coisas atrasadas para fazer vai-se dedicando a outras atividades porque não têm muito ânimo para estar sentados à secretária.
    Tenho cumprido o confinamento e até me tenho aguentado, mas preciso de dar uns passeios a pé. Espero poder fazê-los em breve.
    Lindo quadro de Hockney!
    Bom dia 1.º de Maio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um tempo precioso para pôr ordem na casa e as arrumações até dão para descobrir coisas esquecidas.
      Obrigado pelos votos!
      Bom dia.

      Eliminar