quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Retratos (20)


A damisela (O´Neill dixit) postava-se à direita do blogue, de perfil, semi-sorridente e de óculos escuros, satisfeita de si. Escrevia elegantemente, com minúsculas depois dos pontos finais. Gostava  dos livros do mãezinha, do Cruz, e dos daquele rapaz que tem um piercing no sobrolho. O seu C. V.  abusava um pouco da psicologia positiva, de life changer, de life coaching, de workshop, de academia...
Se a lêssemos, uma beatitude espalhava-se pelo nosso dia, num optimismo vaporoso de rósea felicidade invencível.
As suas referências atestavam formação jurídica, mas que pouco teria praticado, para criar a sua academia, onde administrava cursos de bem-estar na vida. Pagos, claro. Numa entrevista, muito publicitada, insistia na ideia de descomplicar (?) os dias e reafirmava que gostava de buganvílias e de mirtilos, ao brunch.
Mais tarde e por acaso, e depois de lhe ter fixado o rosto, vim a vê-la de corpo inteiro - era francamente obesa, apesar dos mirtilos.

8 comentários:

  1. Sempre me fez confusão as pessoas que dependem de cursos de "positivismo" para estarem melhor com a sua vida. Os que os dão (e conheci um pessoalmente) são verdadeiros bruxos da Idade Média (porque a suposta magia que praticam é bem negra - extorsão).
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, hoje em dia, grande parte das pessoas, por preguiça e fraqueza mental, dependem muito da auto-ajuda (os livros vendem-se muito bem...) e dos psicólogos. Os nutricionistas também começaram já a ter procura... Depois, há as instituições como a IURD, por exemplo, e as empresas unipessoais (como a desta senhora de que dou o retrato) que exploram a "singeleza" burra de muita gentinha que anda por aí. E a que as televisões e algumas editoras de vão de escada facilitam a vida.
      Pouco se pode fazer, para lutar contra toda esta charlatanice, infelizmente.
      Um bom dia, de preferência, fresco.

      Eliminar
  2. Nunca compreenderei pessoas que pagam para aprender a viver mas compreendo o 'empreendedorismo' de quem aproveita o facto de os outros estarem dispostos a pagar por receitas fácies para cozinhar a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras justas, as que escreveu, e que eu subscrevo.
      As pessoas, ou uma boa parte delas, já não crescem. Enquistam, a partir da infância. E depois é isto....

      Eliminar
  3. Para dizer a verdade estes postes enigmáticos aguçam-me sempre
    a curiosidade.Poucas vezes consigo desvendar mas neste caso acho
    que descobri a"damisela" e foi procurando o "descomplicar" os dias
    que lá cheguei.Os autores dos livros preferidos estão subtilmente
    e com muita graça, identificados. Também embirro com os optimismos
    vaporosos. Distrai-me um bocado e aprecio muito o sentido de humor
    e a ironia. Desejo-lhe uma bom fim de tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito satisfeito que tivesse descoberto o "mistério policial"..:-))
      Eu tentei dar as pistas mais caracteristícas que permitissem, é certo que com alguma investigação porfiada, chegar até à "damisela". Que é uma dona que, ao que parece, sabe vender bem as bem-aventuranças e a felicidade terrestre às pobres almas desmioladas e infelizes.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Uma boa noite.

      Eliminar
  4. Bem, pelo "descomplicar" julgo que sei quem é. Tenho o blogue na minha lista e nem me lembro porquê. Não sou fã, nem tenho nenhum livro, nem simpatizo particularmente com a autora do blogue em questão, mas gosto de algumas frases.

    Boa noite:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há assim uma gente oportunista que se aproveita da boa fé e da insuficiência mental dos outros...

      Eliminar