domingo, 12 de agosto de 2018

Fulanos & Comandita, S. A.


Sou muito céptico em relação a projectos e trabalhos de grupo. Nas equipas portuguesas, há sempre um par de madraços, que se limita a ver os outros trabalhar. Desde o meu tempo de Liceu que vejo isto. Na Faculdade, era o mesmo. Até na minha vida profissional, quando havia grupos de trabalho com determinado objectivo, só cerca de 20% é que vergavam a mola, porque os restantes 80%, estavam ali para mandar bocas e recomendar umas minudências perfeccionistas e adamadas, q. b. Assim também acontece, como tenho observado, com alguns blogues que, nominalmente, têm vários colaboradores inscritos.
Há que lembrar, no entanto, o que a vida real e empresarial nos ensina. Habitualmente, há os sócios capitalistas, e os sócios trabalhadores. Só me pergunto: e para quem vão os dividendos?...

para MR, de forma oblíqua...

6 comentários:

  1. Nem estava a perceber, mas quando percebi, fartei-me de rir.
    No blogue as pessoas escrevem se tiverem tempo e gosto em fazê-lo. As obrigações são por vezes muito chatas e eu não me sinto obrigada a nada, neste caso. :-)
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de tudo, é grande a sua generosidade, tendo em conta a avareza do grupo..:-)
      Uma boa noite de Domingo.

      Eliminar
  2. Ora, se os blogues forem como a vida empresarial os dividendos vão para o tipo 'não executivo' indicado por algum amigo político em troca de um favor qualquer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é, normalmente. O crime compensa e o ócio de quem vive dos rendimentos sempre foi um sinal de distinção, em Portugal...

      Eliminar
  3. Lembro-me, nos idos do Liceu, salvo erro para Religião e Moral, dizer à professora que x e z não tinham feito nada, portanto o trabalho de grupo era só meu e de outra colega. Eles ficaram escandalizados! (já aí eu era "pespineta")
    Trabalhos individuais ainda vá que não vá, de grupo???? Ná
    Boa tarde :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes parasitas, que se aproveitam do trabalho dos outros, abundam em Portugal, infelizmente. Há que enxotá-los!...
      Uma boa noite.

      Eliminar