domingo, 19 de agosto de 2018

Música e Poesia LXX

Fellini teve a sorte de encontrar, em Nino Rota, o contraponto capaz ao seu génio. Mas, raramente, isto acontece: esse equilíbrio de divina proporção. E, com isso, as imagens acabam por ser obliteradas na memória do filme, pela música. Assim acontece, por exemplo, n'A Missão - filme menor, quanto a mim - largamente ultrapassado pela música de Ennio Morricone, apesar dos bons desempenhos de Robert de Niro e Jeremy Irons. Quantos de nós, provectos, não saberão assobiar, ainda, a marcha de A ponte do rio Kway? Ou atinar com algumas músicas de Bernstein, concebidas, especial e inspiradamente, para West Side Story. Alguém se lembra do nome do realizador do filme? Eu, não.
Kubrick, que era inteligente mas demasiado cauteloso, foi-se aos clássicos, desacertadamente. Se atinou bem - quanto a mim -, em Zaratrusta, banalizou-se, clamorosamente, no Danúbio Azul, que acompanha o movimento da nave, pelo espaço. Os Strauss, como família musical, nem todos eram magníficos. Assim como os Bach. Os genes evoluem, uns para melhor, outros, para pior...

4 comentários:

  1. Por acaso lembro-me do nome dos realizadores porque o primeiro é um realizador de que gosto particularmente: David Lean (o do Lawrence da Arábia, e muitos outros filmes notáveis) e Robert Wise (o da Música no Coração). Mas deste não me lembro de mais nenhum filme dele. :(
    Kubrick não tem culpa que a música mais conhecida de 2001, Odisseia no Espaço se tenha banalizado. Acontece com muitas bandas-sonoras e canções. A música de Elgar em laranja Mecânica foi outro caso. E da 9:ª Sinfonia de Beethoven que já era conhecidíssima.
    Maurice Jarre é um compositor que trabalhou muito com David Lean, mas não em A ponte do rio Kwai e cue teve grandes sucessos como em Lawrence da Arábia e Dr. Jivago. É também um aso de grande entrosamento entre realizador e compositor.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que eu me poderia esquecer do David Lean?! (Repare, MR, que eu escrevi "do realizador do filme", não usei o plural.) Não me lembrava é do Robert Wise - fui ver depois.
      Mas aceito que é bastante difícil, para cenas de grande qualidade, acertar com a música apropriada. Nino Rota é uma das grandes excepções, nos seus trabalhos musicais para os filmes de Fellini. Almas gémeas...
      Uma boa tarde.

      Eliminar
    2. Eu concordo, mas som uma grande fã de Fellini e da música de Nino Rota, que oiço muito.
      Boa semana!

      Eliminar
    3. Eram dois homens de grande qualidade, sobretudo criativa. E deviam entender-se muito bem.
      Bom dia.

      Eliminar