sábado, 11 de agosto de 2018

Ser ou não ser, por


Surpreendi-me, a mim mesmo. Eu, que não tenho espírito bélico, embora tenha a dose de agressividade inerente a qualquer ser humano, depois de pensar um pouco, acabei por alinhar com Manuel Alegre e com o PCP, que defendem a reintrodução do Serviço Militar obrigatório, que existiu até 2004, creio, em Portugal. De Janeiro de 1968 até Março de 1971, também passei por ele. E se alguns momentos houve negativos, nesse cumprir cívico, o balanço que hoje faço é positivo.
Disciplinou-me, numa altura em que eu levava quase uma vida boémia, reforçou-me, grandemente, o sentido de organização, despertou-me, na prática, os sentimentos de solidariedade que eu tinha muito teóricos e robusteceu-me a consciência política. Por outro lado, criei, pelo menos, duas amizades para toda a vida. E, isto, são aspectos importantes e que contam.
Acresce, actualmente, que o ogre norte-americano fechou o guarda-chuva de protecção sobre a Europa, e alguma da nossa juventude anda muito mal habituada, além de não lhe vir a fazer mal o criar sentimentos de solidariedade para com os outros, bem como começar a usar regras de disciplina, ordem e boa educação. Mesmo que temporariamente através de rituais que parecem formais e inúteis.
Sou a favor.

4 comentários:

  1. Eu também sou a favor. Sempre achei um disparate o fim do SMO. Se não for necessária toda a gente, escolhem-se ou sorteiam-se uns quantos, como se fazia no final dos anos em que ainda existia SMO.
    Duvido que tivesse 25 de Abril se não houvesse SMO. Haveria outra coisa e de outro modo, mas não o 25 de Abril.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "copinhos de leite" é que não vão gostar deste poste, politicamente incorrecto. Mas bem posso eu com eles e com a sua hipocrisia de rendas finas.
      Quando a aprendizagem da vida já não se faz em casa e, dificilmente, nas escolas, é bom que haja uma instituição que consiga domesticar os bichos chungas, que por aí proliferam. Por outro lado, o exercício, naturalmente campestre também faz bem à saúde e reduz a obesidade do ócio - tudo a contar..:-)
      Fiquei contente que também aderisse ao clube dos a favor.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Para homens e mulheres parece-me uma ideia aceitável.
    Exercício e regras, fazem muita falta aos jovens de hoje.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho.
      Desejo-lhe uma boa noite e um bom Domingo.

      Eliminar