terça-feira, 29 de março de 2016

Mercearias Finas 111 : a Tinto Cão


Richard Mayson (Os Vinhos e Vinhas de Portugal, 2005) chama-lhe fascinante, mas a melhor definição desta casta de uvas, de origem duriense, deu-ma HMJ: um fino rústico. Mayson acrescenta que a Tinto Cão tem baixa produção e amadurece tarde. Além disso, precisa de uma sábia exposição solar que lhe apure o justo equilíbrio entre a acidez e o álcool, que a faz famosa. Mas isto é no Douro...
Andei anos, aspirando provar um vinho da Tinto Cão, estreme, a preço razoável - é normalmente caro. Até porque já a conhecia lotada, dos bons vinhos tintos de Alves de Sousa: Quinta da Gaivosa e Quinta das Caldas. Calhou, há dias, realizar o meu desejo, através da Casa Santos Lima, mediante preço convidativo: 5,99 euros, bem merecidos. Produzido na região que fora da antiga quinta de Herculano, na Estremadura.
Poderoso, rústico mas rico em sabor, este vinho da Tinto Cão 2011, monocasta, com 14%, que está para as curvas dos próximos anos, desafrontou com galhardia uma Favada com Entrecosto. E melhor se bateu, no final, com um Queijo de Cabra artesanal. É vinho para comidas fortes, de Inverno, na boa tradição lusitana. Deixa boas memórias no palato, este néctar precioso.


6 comentários:

  1. o meu avô fazia vinho sem rótulo, era grande fã da Touriga Nacional...
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E teria as suas razões, o seu avô, porque hoje é considerada a melhor casta nacional, embora eu eleja a Tinta Roriz(Aragonês, no Sul).
      Retribuo os votos!

      Eliminar
  2. Nunca provei. Acho eu.
    Vou ver se a Casa Santos Lima tinha alguma loja aberta em Lisboa ou arredores, mas não encontrei. Comprou-o na Merceana?
    Bom almoço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembra-se daquele restaurante, na rua de Entrecampos (O Poleiro?), em que, na carta de vinhos, falavam de um Douro, que teria Tinto Cão, e afinal não tinha?
      Foi comprado no Aldi. A Casa Santos Lima tem uma profusão enorme de monocastas muito bons: Sauvignon Blanc, Sousão, Verdelho, Chardonnay...E a muito bom preço. O Jumbo costuma tê-los.
      Retribuo os votos!

      Eliminar
  3. Lembro-me de uma conversa sobre vinhos... Que memória!

    ResponderEliminar