sábado, 5 de março de 2016

Classificações


Numa prévia declaração de interesses, devo esclarecer que nunca li nada do sul-africano J(ohn) R(onald) R(euel) Tolkien (1892-1973). O apelido final, foneticamente, sempre me pareceu pesado e de substância, soube há pouco que será de origem germânica. E tinha uma vaga ideia que era um autor muito popular e com muitos leitores entusiastas. O que eu desconhecia (TLS dixit) é que era um escritor fracturante (como agora se diz) entre os críticos literários. Há quem lhe atribua qualidade literária, e quem lha recuse. Creio que a sua posição equidistante se encontrará num limbo, muito semelhante ao de Júlio Verne...
A sua caracterização como pessoa, nas palavras de Roz Kaveney, que acabei de ler no TLS, parece-me, no entanto muito curiosa e, por isso, vou pô-la em português, para partilha com quem possa estar interessado:
"...Tolkien era um homem complexo - um académico mais do que um simples escritor, um sobrevivente de guerra no que ela tem de pior, um católico devoto, mas inteligente quanto à sua fé, um escritor cumprido de um tipo de versos ligeiros, que deve ser celebrado pela sua finesse em detrimento da frivolidade, um teorizador literário com alguma coterie que o aproxima de outros pensadores influentes. ..."
Como classificação, não me parece nada mal. Não sei é se corresponde ao perfil exacto de Tolkien...

5 comentários:

  1. Eu comecei a ler O Senhor dos Anéis, mas não gosto do género, de modo que rapidamente o pus de lado.
    Sei que tem devotos 'furiosos', e pensei que a crítica literária era unânime (ou quase) quanto à qualidade literária da sua obra.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os críticos, realmente, dividem-se, pelo que o TLS refere.
      E eu, como não li nem conheço a obra, não tenho opinião.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Cá estou eu... Sou fã, desde tenra idade, do britânico (filho de ingleses e vivendo em Inglaterra desde os três anos) Tolkien. Independentemente da qualidade literária (que lhe reconheço, mas é preciso gostar do género), considero-o um escritor extraordinário, um genial criador de mundos. Por causa de Tolkien, não consigo ler, nem ver, coisas como A Guerra dos Tronos - para quê perder tempo com imitações de pacotilha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sou devoto, embora não furioso. E acho as palavras que traduziu, desse crítico do TLS, de alguma justeza.

      Eliminar
    2. Ainda bem que o sr. Kaveney andou lá perto.
      Quanto à qualidade da escrita de Tolkien, como já referi, não me posso pronunciar porque não conheço.

      Eliminar