terça-feira, 7 de junho de 2011

Curiosidades 36 : a palavra "cartel"


Hoje em dia, a palavra cartel tem um significado próprio de: grupo de pessoas ou conjunto de empresas que exercem determinada actividade e se concertam para aplicar preços de um produto, no mercado, de forma a evitar ou anular o efeito da concorrência, e não permitindo, assim, uma opção mais benéfica aos clientes ou utilizadores. Mas, ao que parece, nem sempre foi este o significado da palavra cartel.
Em 1876 ("Diccionario de Invenções, origens..."), Alberto Pimentel (1849-1925) diz-nos que cartel era uma "carta ou bilhete de desafio, pelo qual se provoca alguém a combate singular. O uso do cartel era muito comum entre os gregos e entre os romanos: há muitos exemplos em Homero, em Virgilio e outros poetas gregos e latinos. Plutarco refere que Antonio succumbindo ao peso do infortunio, enviara um cartel, a Augusto, o qual respondeu que tinha muitos meios de morrer e que portanto não precisava de mais esse."
Como se vê, as palavras têm vida própria, com evoluções muito diversas, e metamorfoses.

3 comentários:

  1. Interessante. Mas a origem das duas palavras será a mesma?

    ResponderEliminar
  2. Houaiss dá-lhe origem comum: francês séc. XVI, de "cartello" (possivelmente italiano, digo eu).
    A primeira utilização escrita, em português, em relação a desafio é de 1576. A mudança de significado (cartelização) é apenas no séc. XX. Foi o que consegui apurar, MR.

    ResponderEliminar