domingo, 4 de setembro de 2022

De outiva



De duas cultas irmãs solteiras de meia idade, que moravam lá para as bandas de Alcântara, trouxe, um dia, oferecidas, as obras completas de Shakespeare em dois volumes, com páginas afectadas intensamente pelo fumo que, se se manuseassem sem precaução, corriam o sério risco de quebrarem ou se pulverizarem de todo, em direcção à eternidade. Uma das manas, a mais clássica no aspecto e no trajar, fora professora no Colégio do Ramalhão; a outra, ganhara a sua vida a legendar filmes estrangeiros, com competência e rigor. Embora de apelido Fialho, eram ainda primas de Malhoa, o pintor, e tinham boas recordações dele. Que contavam com pormenor e vivacidade.
Hoje, tenho pena de não ter reparado se, naquela casa datada mas decorada com gosto, não haveria nenhum quadro do pintor caldense. O passado tem, às vezes, ignorâncias indesculpáveis e sem remédio.

5 comentários:

  1. Apontam-me um defeito ( e tenho bastantes mais : casa onde entre, logo vejo os livros que por lá existem e, mirando com atenção, as paredes em busca de algum quadro !

    ResponderEliminar
  2. Já somos três... 😊 É algo inevitável.
    Uma excelente semana para os dois!
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inevitável... e irresistível!
      Agradeçemos os votos e retribuímos.
      Bom dia!

      Eliminar
  3. Creio que sempre acontece a quem gosta de ler.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar