sábado, 24 de setembro de 2022

Esquecidos (11)



Se gosto de pensar que, como poeta, Vitorino Nemésio (1901-1978) ainda é lido e apreciado, tenho grandes dúvidas que como prosador seja muito frequentado, hoje em dia. Como contista ou romancista, o autor açoriano, do ponto de vista de riqueza vocabular, está muito próximo de Camilo ou de Aquilino.
De fazer inveja aos plumitivos de agora, que são muito poupados quanto a dicionários e seu uso.
Fortuitamente, reli recentemente o segundo conto (I'm very well, thank you!) do livrinho, em imagem, da colecção Mosaico. São apenas 8,5 páginas de prosa, mas por lá encontrei 11 palavras que deconhecia. Fazendo uso de vários dicionários, consegui deslindar 7 palavras. Ficaram-me porém ainda 4 vocábulos por decifrar. 
Que aqui vão, para quem souber:
1. trancador
2. papejar
3. areúscos
4. estreloiço.
Serão regionalismos açorianos? É o que fiquei por saber...

9 comentários:

  1. Agora também fiquei com curiosidade :-) Bom Sábado!

    ResponderEliminar
  2. Arpoardor; gaguejar; areias grossas; barulho

    ResponderEliminar
  3. Fiquei anónimo por lapso, sou José Ávila

    ResponderEliminar
  4. Muito agradeço a sua contribuição e ajuda esclarecedora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem de quê, como é uso dizer-se. Nem tive de pesquisar, já que nasci e vivi muitos anos na terra de origem de VN, ilha Terceira.
      Aprecio o se trabalho no Arpose. J Ávila

      Eliminar
    2. Muito obrigado pelas suas amigas palavras.

      Eliminar
    3. Agora reparei que ficou uma gralha, faltou o ‘u’ em ‘seu’. E, já agora, vejamos como tudo é relativo: para mim foi fácil ‘deslindar’ uns termos nemesianos, mas bem gostava que me interpretassem o significado de Arpose, ou a origem do nome do blog… Saudações, J Ávila

      Eliminar
    4. É simples: 2 letras de cada uma das palavras arte, poesia e sociedade; mas também 2 letras de 3 dos meus nomes.
      Saudações cordiais.

      Eliminar