quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Insólitos em miscelânea (11)



Custa a crer, mas foi como se fora um milagre: o jornal Público de hoje não dedica nem sequer uma coluna aos régios funerais ingleses - nada mesmo! Entretanto, laico que se arroga, consagra a imagem da capa e quatro abundantes páginas à morte do realizador suiço-francês Jean-Luc Godard (1930-2022). É obra!



Diz-me I. de A. M., e por ser ela a dizer eu acredito, que encontrou, a norte, junto ao contentor do papel, dois sacos de lixo com mais de duas dezenas de volumes da Enciclopédia Luso-Brasileira, abandonados à sua sorte, talvez para serem cremados ou guilhotinados. I. só não os recolheu porque tem a obra completa de 23 tomos.

Assim vai a leitura e cultura portuguesas...

9 comentários:

  1. Quando os alfarrabistas recusam enciclopédias e os novos casais vivem em apartamentos onde nem uma mobília completa cabe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, terá sido para os lados da Foz...

      Eliminar
    2. Só em moradias poderá haver espaço para as que foram INDISPENSÁVEIS enciclopédias. Agora, o Mr Google satisfaz os menos exigentes ( mesmo os da Foz ).

      Eliminar
    3. Compreendo perfeitamente a facilidade e rapidez em consultar o Google ou a Wikipédia em prejuízo de uma Enciclopédia séria. A qualidade e o rigor da consulta serão normalmente diferentes, porém.
      E não entendo como se põe no lixo uma Enciclopédia, em vez de a oferecer à biblioteca de uma Escola ou de uma Junta de Freguesia, onde terá sempre a sua utilidade cultural.
      Uma boa tarde!

      Eliminar
  2. É de lamentar tal comportamento. Colocar no lixo livros, NUNCA! Para a maioria das pessoas, é a via mais fácil. A oferta é a melhor solução. Eu própria, já ofereci para a Casa do Gaiato uma Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e até vieram buscar.
    Bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo consigo.
      Mas tudo depende da perspectiva e referências que temos.
      A incultura também anda muito à solta por aí...
      Boa tarde.

      Eliminar
  3. Era uma atitude esclarecida e bastante pragmática!
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  4. aqui noticiaram os dois fatos. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Natural em obituários.
      A Enciclopédia é mais assunto regional..:-)

      Eliminar