quarta-feira, 5 de agosto de 2020

RTP - Erro crasso


É favor corrigir, rapidamente, antes que as pessoas sérias deixem de ter um mínimo de confiança nas notícias da RTP:

Ipatimut testa serologicamente funcionários à cinco meses

Será necessário explicar aos funcionários - jornalistas ? - a diferença entre uma contração do artigo definido com a preposição: a + a = à e a forma do verbo haver, conjugado na terceira pessoa do singular, i.e., haver de que resulta  há ? Para o incauto escrevente, sublinha-se que o verbo haver se utiliza nas formas da 3ª pessoa do singular, do presente do indicativo, para se referir ao tempo que passa: há vários anos, há cinco meses, etc.

Terei utilizado um discurso complicado para uma mente tão limitada como aquela que produziu a asneira em epígrafe ?

Existem, i.e, várias páginas úteis que ensinam os ignorantes a tirarem as suas dúvidas nestas matérias básicas. A saber: ciberdúvidas.pt. Não façam como um antigo primeiro-ministro, falando em cidadões, embora teria em casa uma pessoa com eventual faculdade para ensinar qualquer coisa básica.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Isto é mato! Acho que o programa da RTP «Cuidado com a língua» encontraria muito material nas notas de rodapé dos vários canais da RTP. E nas alarvidades que por lá dizem. Infelizmente nas outras estações é o mesmo.
    Deviam ter alguém a rever as notas de rodapé enquanto alguém as escreve como tenho visto que fazem em canais estrangeiros. Aparecem gralhas que são rapidamente emendadas. O e o à não é gralha.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Pois, não é gralha, é mesmo ignorância. E a ignorância atrevida continua a alastrar, infelizmente.

      Eliminar