sábado, 1 de agosto de 2020

Um CD por mês (16)



Celebra-se este ano o centenário do nascimento de Federico Fellini (1920-1993). Realizador italiano, cujos filmes, na sua maioria, tiveram auspicioso acompanhamento de bandas sonoras criadas de propósito pelo grande compositor Nino Rota (1911-1979). Que, por sua vez, também trabalhou para Luchino Visconti e Coppola , entre outros cineastas.


Rota é dos tais casos dificeis de classificar. Se uma parte da sua obra cabe, perfeitamente, no cânone da música clássica, as composições para o cinema andam lá muito perto, pela sua qualidade.
O CD duplo de hoje foi editado em Itália, no ano de 2007.


6 comentários:

  1. Na minha opinião valorizou muitos filmes de excelentes realizadores,
    com as suas músicas. Em Agosto vou tentar ir ao Nimas ver "A ESTRADA"
    e "FELLINI 8/1/2". Boa noite e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente consigo.
      E acho que faz muito bem.
      "A Estrada", de que ainda me recordo de algumas cenas, é um pouco triste...
      Retribuo com estima.

      Eliminar
  2. Muitas vezes não reparo nas músicas dos filmes, quando os vejo e depois fico admirada quando me dizem que esta ou aquela música é deste ou daquele filme, pois parece-me impossível como é que uma música tão bonita me passou despercebida.
    Outras vezes apercebo-me das músicas.

    Um bom domingo:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Habitualmente, as bandas sonoras acomodam-se à acção e são discretas, mas com a música de Nino Rota, isso acontecia poucas vezes.
      Bom fim de dia.

      Eliminar
  3. Gosto imenso, imenso, da música de Nino Rota.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar