sábado, 8 de agosto de 2020

Filatelia CXXXVIII


No último epsódio da série Columbo, que a televisão está a retransmitir através da RTP-Memória, alguém perguntava a alguém se sabia qual era a primeira actriz de cinema que aparecera em selos do correio. E esse alguém, no episódio, respondia que fora Grace Kelly (1929-1982).
Claro que não fora como actriz, mas sim como princesa do Mónaco, ao casar-se com Rainier, em 1956, que Grace ganhara o privilégio de constar  na filatelia monegasca. Muita água passou depois sob as pontes, e as actrizes e actores passaram a aparecer, depois de mortos, naturalmente, nos selos de vários países. Na Inglaterra, França, E. U. A., Portugal, entre tantos outros.



Mas há um caso singular que se passou na Alemanha. Que, com outros profissionais de cinema representados, os correios germânicos quiseram celebrar, também, numa série de 2001, a conhecida actriz Audrey Hepburn (1929-1993).
Ora acontece que, de Audrey, constava a imagem em que ela aparecia no filme Breakfast at Tiffany's, baseado numa novela de Truman Capote, com uma longuíssima e elegante boquilha, a fumar. E logo as puritanas e politicamente correctas boas almas alemãs se insurgiram contra o despautério tabagista. Reclamando para os correios.
Que, respeitadores e obrigados, retiraram o selo de venda e circulação, como bons seguidores da ordem e moral públicas.
Só que, no entretanto, tinham-se já vendido 5 estampilhas com esse motivo e o selo tornou-se uma raridade. Há poucos anos atrás, um exemplar usado foi vendido, em leilão, por 135.000 euros!...  Até parece que o crime compensa.

6 comentários:

  1. Também vi o Columbo de ontem e recordo esse facto (que desconhecia) sobre a Grace Kelly.
    Tal como desconhecia o que o APS nos conta aqui sobre a Audrey Hepburn (também ela uma espécie de princesa e uma das minhas actrizes preferidas de sempre).
    Incrível a atitude das correctas, puritanas e boas almas alemãs.
    Delicioso pormenor filatélico, sem dúvida; e aqui no rectângulo, qual terá sido a primeira actriz a ter essa honra - se é que alguma a teve...
    Uma boa tarde.
    🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que fez a censura: supervalorizar um selo, involuntariamente.
      Uma boa noite.

      Eliminar
  2. Tenho o Columbo gravado para o começar a rever.
    Há vários casos dessa fobia e censura antitabágicas (normalmente vindas de ex-fumadores), a mais gritante para mim aconteceu com a foto da capa do catálogo da expo que a BnF dedicou a Sartre no seu nascimento, ao retirar-lhe o cigarro da foto. Uma biblioteca nacional, guardiã da memória, fazer isto?!
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por detrás disto, há uma hipocrisia quase geral para agradar a todos. Gentinha, paupérrima de meninges e de personalidade, que não quer ser arredada da corrente dominante, seja ela o fascismo, o estalinismo, as palermices virais ou as cristinas estridentes... E, como refere, os piores são os convertidos - uma espécie de informadores da pide.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  3. Uma das nossas actrizes favoritas, num filme delicioso. E num selo precioso, pelos vistos (135.000???). Acabo a pensar que, se calhar, quem exigiu a retirada ficou com um ou dois para ganhar umas massitas :-)
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe se a sua suspeita não estará certa?! Um golpe perfeito..:-)
      Um bom dia, também.

      Eliminar