Até cerca de meados do século passado uma boa parte dos livros tinham as páginas fechadas, não só para garantir a sua inviolabilidade como para evitar que furtivos leitores a eles acedessem à borla, creio...
Já tiveram muito mais uso, mas hoje estes 4 abre páginas raramente são utilizados por mim, porque os livros já vêm abertos. Em obras mais antigas, quando preciso, costumo usar o de tartaruga (ao centro) e, quando os livros são de papel mais encorpado, sirvo-me do de metal, que cumpre melhor a sua função.
Não sabia que os livros vinham com páginas fechadas por esses motivos. É aborrecido quando pedimos livros em bibliotecas e vêm assim. Boa tarde!
ResponderEliminarNa colecção Miniatura, da Livros do Brasil, os livros vinham com uma espécie de cera ou lacre branco que não era fácil de tirar: às vezes até se rasgavam as páginas.
EliminarBoa noite.
Ainda não há muito tempo comprei um livro numa Feira - na Torreira - onde estava um alfarrabista. O livro que comprei tinha as páginas fechadas. (para além de amareladas pelo tempo) Como não possuo essas preciosidades servi-me de um abre-cartas com um galo de Barcelos no cimo. É giro, é castiço e...é meu! :-)
ResponderEliminarBoa noite!
Como diz o povo, e bem: quem não tem cão, caça com gato.
EliminarUma boa noite, também!