Difícil foi escolher da gentil oferta, numerosa, aqueles que mais me agradavam. Um bem haja à ofertante! Com os melhores votos de Ano Novo.
Difícil foi escolher da gentil oferta, numerosa, aqueles que mais me agradavam. Um bem haja à ofertante! Com os melhores votos de Ano Novo.
O azeite, virgem extra, tinha vindo do Esporão, os alhos eram bravos e picantes, a penca poderia ter vindo do Norte, como o verde tinto (alvarelhão, pedral e vinhão) viera de Monção. O lombo do bacalhau era da zona de Ílhavo, quanto à salga, e tinha entre 5,5 e 6 centímetros de altura, com lascas bem generosas.
Ele, sem jeito, no decurso de uma conversa, e a despropósito lançou para a mesa:
"Os minhotos são manhosos, os transmontanos, imperativos."
Eu creio que nunca paguei tão pouco por uma refeição de peixe: 2 euros por dois cantaris. A banca estava cheia deles, talvez uns cinquenta, assim pequenos como estes da imagem, e ostentava um letreiro a dizer "Promoção / 5 euros / quilo". Assados no forno, os bichinhos sairam muito bons. Apenas as espinhas é que são um pouco insidiosas, como as dos salmonetes, que, curiosamente, têm o mesmo tom de pele...
No Dia da Filatelia, aqui ficam em imagem, os 4 selos da primeira emissão portuguesa, de 1853, bem como uma carta que circulou de Elvas para Lisboa, em 1854. O selo de 50 réis de D. Maria II ostenta o carimbo numérico (48) de Angra (Açores). O selo de 100 réis é uma reimpressão de 1863, com goma.