quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Curiosidades 88

 

Sempre foi homem de excessos e de feitio arrebatado, este António da Fonseca Soares (1631-1682), poeta barroco, filho de um português e de uma irlandesa, que, na Guerra da Restauração e no Brasil, para onde fugiu por ter matado um semelhante, era conhecido por Capitão Bonina (talvez por fazer versos). Viria mais tarde a recolher-se ao Convento de Varatojo, por volta de 1632, tendo professado sob o nome de Fr. António das Chagas. Extensa obra, muitos inéditos manuscritos.
Eram carismáticos e impressivos, porém, os seus sermões fidelizando as almas dos seus ouvintes. E utilizando uma panóplia de efeitos que o Padre António Vieira (1608-1697) refere em carta para o diplomata Duarte Ribeiro de Macedo (1618-1680), deste modo:
"... e hoje se chama Frei António das Chagas. Haverá dois ou três anos começou a pregar apostolicamente, exortando à penitência, mas com cerimónias não usadas dos Apóstolos, como mostrar do púlpito uma caveira, tocar uma campainha, tirar muitas vezes um Cristo, dar-se bofetadas, e outras demonstrações semelhantes, com as quais, e com a opinião de santo, leva após si toda Lisboa. ..." 

6 comentários:

  1. Respostas
    1. São sempre de temer estes misticismos ibéricos...
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Todos os fanatismos me metem medo. Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Não sabia nada da vida de Frei António das Chagas. E quase todos os dias me cruzei com este retrato.
    O sermão é de fugir. Só que isto era no século XVII. Mas no século XX havia muitos padres que faziam sermões medonhos sobre o Inferno e que afastaram pessoas da Igreja.
    Ainda há gente que acredita no Inferno com caldeiras a ferver... E gente que eu pensava que tinha cabeça.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um homem muito controverso. Nos Clássicos Sá da Costa, Rodrigues Lapa antologiou-lhe umas "Cartas Espirituais", mas é preciso paciência para as ler...
      Conheci alguns desses padres do século XX, fanáticos e assustadores. Não sei se ainda haverá religiosos desse tipo, hoje.
      Um bom fim-de-semana.

      Eliminar