quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Exemplo a seguir



No jornal, on-line, El País, li hoje a seguinte notícia:

"La Biblioteca Nacional [de Espanha] sube otro escalón tecnológico. A partir de este jueves los usuarios podrán fotografiar fondos bibliográficos anteriores a 1880 con sus dispositivos personales (teléfonos móviles o tabletas). Este servicio de autocopia pone fin a la dificultad que supone para los investigadores tomar notas a mano o no encontrar lo que buscan para sus estudios entre los fondos digitalizados. La institución argumenta que la medida no daña a los documentos y que facilita la tarea de quien los usa."


Aqui fica o apelo para ver se a nossa Biblioteca Nacional segue o exemplo, porque seria de grande utilidade, sobretudo para quem estuda o material tipográfico usado na impressão dos livros.

Post de HMJ

6 comentários:

  1. Facilita a tarefa de quem os usa e dos próprios serviços das bibliotecas.
    E já agora da ANTT.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Relativamente à ANTT, não me "astrevi" a meter-me com o "Sanctissimo", reconhecendo a minha posição subalterna !!! SE fosse, julgo que seria uma revolução para a investigação dos fundos da ANTT.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Para Margarida Elias:
      de facto. só quem se dedica a estes trabalhos compreende a vantagem da imagem fidedigna - e rápida - para o avanço de um trabalho em curso.

      Eliminar
  3. Na Biblioteca da FCG deixam tirar fotografias. E como eu uso as fotografias meramente para uso pessoal, para não gastar dinheiro em fotocópias, não entendo muito esta proibição noutras bibliotecas. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Margarida Elias:
      O argumento costuma ser o da conservação das espécies, até para impedir a consulta como sucede no ANTT. Ora, parece que a BN de Espanha não tem essa dúvida "metódica" ou deixou de a ter.

      Eliminar