segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A História, o "croissant" e o pastel de Belém



Não fazem ideia os meus amigos e estimados seguidores, nem eu imaginaria, ao colocar a imagem de um deslavado croissant, num poste que fiz sobre um artigo de J. Pacheco Pereira, em 11/2/2012, que iria concitar um tão grande número de visitas, sobretudo sobre a imagem.
Vieram de França (muitas), da Turquia, do Kuwait, da Alemanha, de Marrocos... mas havia um denominador comum na maioria dos visitantes: sabiam árabe. Ora este pastel folhado, se hoje está relacionado com o pequeno almoço e gastronomia franceses, veio originariamente de Viena (Áustria) e apenas no séc. XIX. Lendas há que o associam com o cerco de Viena, no séc. XVII, feito pelas forças otomanas. E, aqui, é que bate o ponto, talvez, e o inusitado número de visitas havidas.
Pois, hoje, além da imagem de um outro croissant, resolvi juntar uma imagem de um pastel de Belém. A ver se concita visitantes da Palestina e Israel, pelo menos... O tempo o dirá. 

2 comentários:

  1. Claro, ms, mas isso sabia eu. Já agora, foram os padeiros-pasteleiros vienenses (segundo a lenda) que, levantando-se cedo para trabalhar, deram o alerta, porque se aperceberam da investida dos otomanos sobre a cidade. E deste modo evitaram a tomada da cidade pelos turcos.

    ResponderEliminar