segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O péssimo exemplo de alguns eurodeputados



O aumento galopante da abstenção nas eleições, por toda a Europa e nos últimos anos, é um facto que me surpreende e perturba. Aparentemente revela o desinteresse dos eleitores mas também, creio, um sentimento de descrédito em relação aos políticos. A queda do Muro de Berlim contribuíu, ainda, para um esbater de ideologias, criando um monolitismo rígido, com pequeníssimas nuances de pormenor, na "arte de bem governar", fazendo crer numa tábua rasa de opções e alternativas possíveis.
O vídeo, que encima este poste, não deve ser visto de forma simplista, mas pensado com cuidado. Se, alguns eurodeputados madraços e oportunistas se levantam cedo, todas as sextas-feiras, para ir picar o ponto ao Parlamento Europeu, e seguir, de imediato e subrepticiamente, para os seus países, terrinhas e casas, o facto, em si, não deve nem pode ser generalizado. Por outro lado, parece-me haver no vídeo alguma ambiguidade que poderá ser vista como uma estratégia pré-concebida de: desvalorizar o papel dos políticos, denunciar as suas falcatruas, e mostrar que são inúteis e caros. É de notar que os eurodeputados filmados são, em grande parte, de uma mesma área política, também. O que talvez demostre alguma falta de isenção.
Mas, na verdade, há muitos políticos que se põem a jeito e deviam ser sancionados por isso, e pelo péssimo serviço que prestam à Democracia.

com agradecimentos a AVP, cordialmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário